Gestores e técnicos de escolas municipais de Feira recebem formação para matrículas 2026
Matrícula 2026 terá início neste mês de novembro para alunos da rede e novos.
Cerca de 700 diretores, vice-diretores, coordenadores e técnicos das escolas municipais de Feira de Santana participaram, na manhã desta sexta-feira (31), de uma capacitação promovida pela Secretaria de Educação. O objetivo foi orientar os servidores das 204 unidades sobre como será o planejamento para a matrícula 2026, que terá início neste mês de novembro para alunos da rede e novos.
O chefe da Divisão de Informações Educacionais da Seduc, Lênio Lins Ribeiro, destacou em entrevista ao Folha do Estado, informou que a formação para gestores abordou, entre outros temas, o cadastro escolar, que será realizado até o dia 15 de novembro, e tem por objetivo fazer um levantamento do número de estudantes e necessidades da rede para 2026.
"A gente precisa entender a demanda da rede, as movimentações que estão previstas, de famílias querendo mudar de escola, fazer mudança de bairro, pessoas novas na cidade, e daí vamos cadastrar as pessoas interessadas nas matrículas novas para o próximo ano e reorganizar a rede para poder atender a demanda. Lembrando que os alunos que não quiserem mudar de escola não precisam realizar o cadastro, pois a vaga deles está garantida e vai ter o momento de confirmação da permanência na escola", explicou.
Segundo Lênio Lins, esse cadastro já existe desde 2014, porém foi desabilitado na gestão anterior e foi perdido todo o histórico de informações dos últimos 12 anos.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Esse cadastro está sendo reativado agora, após 5 anos, para balizar a oferta de vagas na rede e a reorganização, inclusive é balizador para a decisão sobre a construção de novas unidades escolares ou reorganização de algumas unidades. A rede é preparada para receber 65 mil alunos, e hoje nós temos 57 mil. Então, em tese, temos aí 8 mil vagas disponíveis, porque nem todas as turmas a gente consegue manter a lotação completa e também não é o intuito. Com essas 8 mil vagas disponíveis ainda na rede, queremos entender a demanda, trabalhar ela e relocar essas vagas para locais de maior demanda."
O secretário Pablo Roberto destacou que as inscrições para estudantes que estão fora da rede neste momento poderão ser feitas através do site da prefeitura ou presencialmente nas escolas da sede e zona rural.
"Poderão realizar pais que têm filhos nos anos iniciais até a Educação de Jovens e Adultos. Diante desses dados, a Secretaria de Educação vai se organizar para disponibilizar as vagas mais próximo da sua residência. Findado esse prazo, com este relatório, iremos projetar a matrícula para o ano de 2026."
Municipalização
O secretário falou ainda sobre o processo de municipalização de algumas escolas da rede estadual, que tem previsão para encerrar em um prazo de 4 anos.
"Nós temos aproximadamente 10 mil estudantes do Fundamental II, que ainda estão nas escolas estaduais, e a lei manda fazer a municipalização, que é tirar a educação infantil e os fundamentais I e II do estado, que irá ficar apenas com o ensino médio. Mas não temos condição ainda de receber esse contingente de uma única vez, então tivemos uma reunião com a secretária Rowena esta semana tratando sobre este assunto, e as equipes técnicas do estado e da Seduc vão sentar para elaborar um cronograma para que nos próximos quatros anos possamos receber 100% dos alunos que ainda estão no estado."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.