Ivannide Santa Bárbara receberá título de Doutora Honoris Causa da UEFS

EducaçãoMilitante negra

Ivannide Santa Bárbara receberá título de Doutora Honoris Causa da UEFS

Cerimônia acontecerá dia 12 de setembro 

Crédito: Divulgação

Acontecerá no dia 12 de setembro de 2023, às 19h, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a sessão solene para a concessão do título de Doutora Honoris Causa à militante e grande referência do movimento negro Ivannide Santa Bárbara.

A outorga do título foi uma proposição do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, e contou com inúmeras cartas de apoio de entidades do movimento negro, de sindicatos, de movimentos sociais, de personalidades acadêmicas e da sociedade feirense.

Em sessão histórica realizada no dia 9 de agosto de 2022, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Estadual de Feira de Santana, aprovou a outorga do título honorífico de Doutora Honoris Causa a Ivannide Rodrigues Santa Bárbara.

A outorga do título tem um caráter duplamente inédito. É o primeiro a ser concedido a uma mulher e o primeiro a ser concedido a uma pessoa da raça negra. O título é concedido pela UEFS a personalidades que tenham se destacado, seja pelo saber, seja pela atuação em prol do conhecimento ou do melhor entendimento entre os povos.

Breve história

Ivannide Rodrigues Santa Bárbara é uma cidadã feirense que colaborou historicamente para o fortalecimento dos movimentos sociais da cidade e da Universidade Estadual de Feira de Santana, enquanto militante do Movimento Negro Unificado e da Frente Negra Feirense (FRENEFE). Teve participação relevante nos debates e na implantação da política de acesso por cotas nos cursos de graduação da UEFS, como política de reparação a grupos historicamente excluídos do Ensino Superior, especialmente a população negra. Sua contribuição histórica também é reconhecida na defesa e luta contra a intolerância religiosa direcionada às religiões de matriz africana, e na difusão da cultura negra.


Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/