Matrícula on-line nesta segunda, 16, somente para pessoas com deficiência

EducaçãoRede estadual

Matrícula on-line nesta segunda, 16, somente para pessoas com deficiência

Veja cronograma 

Crédito: Divulgação
A matrícula on-line na rede estadual de ensino será iniciada às 8h desta segunda-feira (16) exclusivamente para Pessoas com Deficiência. Na terça-feira (17), a matrícula será destinada para a transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque quer ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Nesse caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência, na escola em que o estudante estava matriculado.

O período de matrícula segue até 24 de janeiro, conforme cronograma com datas específicas divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). O processo é simples e realizado on-line por qualquer aparelho conectado à internet, a exemplo de tabletes e celulares. Basta acessar o Portal da Educação e seguir as orientações do próprio sistema. O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja aquela em que deseja estudar.

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado.

Confira o cronograma:

16 de janeiro -
Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

17 de janeiro - Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque deseja ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência na escola em que o estudante estava matriculado.

18 e 19 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram do 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

20 de janeiro - Estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.

23 e 24 de janeiro - Qualquer série ou modalidade do Ensino Médio e suas modalidades (Educação Profissional e EJA)

Procedimento rápido

Para Jaliane Lima, 35, a possibilidade de fazer a matrícula dos seus filhos gêmeos Elias e Leonardo, 12 anos, de forma on-line e sem sair de casa é uma evolução. "Achei a matrícula on-line excelente, pois estou na cidade de Piritiba e vou matriculá-los no 8º ano, em uma escola estadual de Camaçari, usando apenas o meu celular. É um procedimento prático, rápido e que evita aglomeração", revelou.

Documentos

Veja a documentação necessária: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/