Música e ludicidade marcam lançamento do Dia do Brincar

EducaçãoFeira de Santana

Música e ludicidade marcam lançamento do Dia do Brincar

A brincadeira tomou conta do Teatro do Sesc na manhã desta terça, 10

Crédito: Sara Silva

A brincadeira tomou conta do Teatro do Sesc na manhã desta terça-feira (10), durante o lançamento do Dia do Brincar que este ano será celebrado no dia 27 de maio. Gestores das escolas municipais e convidados participaram da atividade.

Música, brincadeiras e ludicidade movimentaram o teatro, lembrando a importância das atividades brincantes para a infância e também para os adultos. A secretária de Educação, professora Anaci Paim, lembrou que é saudável um ambiente brincante.

"Brincar também é aprender e, por isso mesmo, a brincadeira não deveria terminar na educação infantil", argumenta.

Beta Ribeiro, criadora do projeto Brincando sem Fronteiras, destacou a abordagem feita pela secretária Anaci Paim em torno do tema. "Com sensibilidade, destacando a brincadeira como uma potência. O olhar sensível sobre esta etapa tão importante da vida", declarou.

A criadora do projeto destacou a força do movimento promovido pelo Dia B. "Em dez anos, estou participando pela primeira vez de um evento em que todos estão disponíveis para escutar sobre o ato de brincar. Este dia é muito potente", ressalta.

Segundo a palestrante, a sociedade tem uma tendência a colocar a brincadeira apenas como entretenimento, como se isto não fosse importante.

"É muito mais. Influencia inclusive no desenvolvimento humano", argumenta Beta. Ainda de acordo com ela, é brincando que a criança explora e conhece o mundo.

RODA DE CONVERSA

Durante sua fala sobre a experiência com a ludicidade, o professor Marcos Machado conduziu uma Roda de Conversa sobre "Confiar na Força do Brincar", tema do Dia B para o ano de 2022.

Ator e também brincante, Marcos lembrou que nunca é tarde para brincar. "Brincar é praticamente uma dimensão humana, todos devem desejar brincar". Já no contexto da escola, associar o ato de aprender com a ludicidade torna o ambiente escolar mais prazeroso. "O melhor mesmo é aprender brincando", aposta.

SÉTIMA EDIÇÃO

O Dia Internacional do Brincar é um movimento celebrado no Brasil e em mais 40 países. Em Feira de Santana, as atividades contarão com a participação de crianças e adultos pela sétima vez consecutiva.

A cada ano, no dia 28 de maio, as instituições participantes reforçam o brincar como um direito da criança, conforme regulamenta o Estatuto da Criança e o artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança, das Nações Unidas. Por acontecer num sábado, este ano a data será celebrada no dia 27.

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/