Número de crianças com 6 e 7 anos analfabetas cresce 66%

EducaçãoNo Brasil

Número de crianças com 6 e 7 anos analfabetas cresce 66%

A comparação é entre os anos de 2021 e 2019

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta terça-feira (8), pela ONG Todos pela Educação explicitou os efeitos da pandemia no desenvolvimento educacional de crianças no Brasil. Em comparação com o ano de 2019, houve um aumento de 66% no número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever em 2021.

Em números absolutos, 2,4 milhões de crianças desta faixa etária não estão alfabetizadas. O número corresponde a quase metade do grupo inteiro - 40,8%. Em 2012, quando a análise começou a ser feita, eram 28%.

Por lei, as crianças devem saber ler e escrever até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, ou seja, quando estão com 7 anos.

Além disso, o estudo também mostrou a desigualdade no acesso à educação durante a pandemia, já que as escolas públicas ficaram mais tempo fechadas, além de oferecer menos estrutura para aulas a distância. Na parcela mais pobre da população, 51% não estão alfabetizadas. Já nos domicílios mais ricos, 16,6% ainda não tinham aprendido a ler e escrever.

A proporção de crianças pretas analfabetas também é maior em comparação com crianças brancas. A diferença é de 12,3%.

A nota técnica divulgada pela Todos pela Educação faz ainda um alerta de que esse levantamento mostra apenas o início dos efeitos da pandemia na educação. "Estes dados precisam continuar sendo acompanhados nos próximos trimestres, para que, em breve, tenhamos a real dimensão dos impactos do prolongado fechamento de escolas nestes indicadores", explicou.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/