Profissionais da rede municipal de educação participam de formação de primeiros socorros

EducaçãoSaiba Mais

Profissionais da rede municipal de educação participam de formação de primeiros socorros

Os encontros contam com o apoio de várias instituições 

Foto: Milena Brandão/PMFS
Professores, cuidadores, auxiliares, porteiros, entre outros profissionais da rede municipal de educação estão participando da formação de primeiros socorros. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação atende a Lei 13.722/18, conhecida como "Lei Lucas", que estabelece que as escolas públicas e privadas, de educação básica, devem oferecer cursos aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros.

Os encontros contam com o apoio de várias instituições, a exemplo de faculdades, Samu e Corpo de Bombeiros. Os participantes aprendem técnicas de como proceder em diversas ocorrências que podem acontecer como engasgos, desmaio, queda e convulsão.

"Uma emergência pode acontecer em qualquer lugar e a gente precisa dar esse primeiro-socorro para que diminua a estatística de mortes que podem ser evitadas. Por se tratar de escolas municipais, onde o primeiro contato, o primeiro socorro, provavelmente virá de um professor ou de um funcionário, é necessário que esses profissionais tenham esse conhecimento", explica Jayanne Moreira, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio.

Para Girleide da Costa, que trabalha como serviços gerais no Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Pereira Pitombo, no bairro Asa Branca, a experiência foi enriquecedora. "Saber o que fazer nesses casos é muito importante. Uma vez ajudei meu sobrinho que estava engasgado, soube fazer a manobra e aqui, na formação, estou repassando todos esses conhecimentos, além de adquirir outros novos", conta.

Por: PMFS 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/