Rede estadual inicia segunda etapa da jornada pedagógica 2024

EducaçãoBahia

Rede estadual inicia segunda etapa da jornada pedagógica 2024

Durante dois dias, mais de 50 mil profissionais da Educação devem participar

Crédito: Claudionor Junior

A rede estadual de ensino iniciou, nesta quinta-feira (7), a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2024. Durante dois dias, mais de 50 mil profissionais da Educação nas 1.067 unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estarão envolvidos com a dimensão pedagógica do planejamento escolar. 

O processo começou em fevereiro, quando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a primeira etapa, com a construção do plano de trabalho, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, e a apropriação dos resultados da avaliação diagnóstica de cada aluno, realizada de 20 a 23 do mesmo mês. Na oportunidade, as equipes de apoio e professores da Educação da Bahia puderam participar de atividades formativas, incluindo instruções para o uso do tablete e do diário eletrônico como recursos pedagógicos.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova, falou sobre a importância da segunda fase do planejamento coletivo. "Seguindo a nossa linha de construção da garantia do direito à gestão de aprendizagem, este é o momento da escola fazer o seu encontro com os professores, em uma perspectiva de redimensionar o planejamento, a partir do diagnóstico feito em sala de aula, para o percurso formativo do estudante", explicou.

No Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, em Salvador, a atividade integra os 61 professores e a coordenação pedagógica.

"A Jornada Pedagógica é uma conquista. Conseguimos ter o panorama de como estão os nossos estudantes nesta chegada à escola e o que também vamos precisar realinhar no nosso planejamento para atender a essa recomposição de aprendizagem", ressaltou Sidnéia Coelho da Silva, coordenadora pedagógica da unidade escolar.

Professor de História, Walter Cândido considera necessária a possibilidade de reavaliar todo o processo que vem sendo realizado. "A educação, por si só, é transformadora e a Jornada Pedagógica está viabilizando aos educadores a oportunidade de se reinventar, diante dos cenários que vão surgindo, assim como verificar como está a aprendizagem, identificando o percentual de acertos em cada disciplina e em quais conteúdos cada um tem mais dificuldade. Assim, poderemos nos programar, dando ênfase maior aos que precisam de reforço", declarou.

A jornada tem como tema central "Escola é lugar de aprendizagem, proteção e cuidado", mas os educadores também consideram outras temáticas estratégicas: Juventudes; Currículo Afrocentrado; e Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de programas e projetos estratégicos da SEC.A secretaria disponibilizou uma série de conteúdos sobre a Jornada Pedagógica no site do evento para facilitar o trabalho dos envolvidos. É possível acessar o documento orientador, o material de apoio, as matrizes curriculares e o calendário da jornada. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/