Trabalho reforça visibilidade da produção científica no interior da Bahia

EducaçãoPesquisa

Trabalho reforça visibilidade da produção científica no interior da Bahia

A pesquisa analisa parcerias público-privadas e redes colaborativas voltadas à gestão ambiental na Caatinga 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana – marcou presença internacional na 20ª EIASM Interdisciplinary Conference – Intangibles, Sustainability and Value Creation: Reporting, Management and Governance, realizada nos dias 18 e 19 de setembro, em Modena, na Itália. Os estudantes do Bacharelado em Sistemas de Informação, Maria Alice Pimentel de Oliveira e Mateus dos Santos Silva, e o professor Francesco Bonelli apresentaram o trabalho "Redes Colaborativas e Criação de Valor Público, no Semiárido Brasileiro: Impactos, Desafios e Responsabilização na Gestão Ambiental". 

A pesquisa analisa parcerias público-privadas e redes colaborativas voltadas à gestão ambiental na Caatinga, discutindo sustentabilidade e desenvolvimento territorial. O estudo contou com apoio da Fapesb e do IFBA, além de parcerias com instituições italianas, como a Universidade de Modena, e teve a London School of Economics presidindo a mesa onde o artigo foi debatido. Segundo os autores, o reconhecimento internacional demonstra a relevância do tema e fortalece a visibilidade da produção científica desenvolvida, no interior da Bahia. Mateus avaliou positivamente a apresentação do trabalho na Itália. 

"Foi a primeira oportunidade que tive de sair do Brasil e lá, o nosso trabalho foi bem acolhido e podemos assim trocar experiências, interagir com outros pesquisadores, conhecer outras realidades, ainda mais em um momento em que as questões climáticas têm estado em evidência através dos debates", ressaltou. Para Maria Alice, a troca de experiências serviu como subsídio para ampliar os estudos a cerca do trabalho desenvolvido por eles e pelo professor Francesco Bonelli. 

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Nós fizemos várias entrevistas e foi incrível perceber a dimensão que podemos alcançar com esta pesquisa. Saímos de lá convictos da necessidade de aprofundar os estudos e ampliar o trabalho", analisou. Maria Alice também descreve a experiência como um marco pessoal e acadêmico. 

"É surreal ter nosso trabalho reconhecido fora do Brasil. Isso reforça que a educação pública tem potencial para impactar o cenário internacional", afirma. Ela participou de todas as etapas da investigação, desde a concepção do estudo até a coleta de dados e entrevistas. A estudantes destacou ainda o incentivo do professor Francesco, que identificou a afinidade do projeto com o evento europeu e motivou a inscrição. O professor Francesco Bonelli é o orientador dos estudantes e coordenador do projeto de pesquisa. Ele iniciou a confecção do artigo e esteve com os seus orientandos participando do evento em solo italiano. 

"Esse artigo se enquadra em um projeto de pesquisa mais amplo, vinculado ao meu pós-doutorado. Para ele estabeleci parcerias com outras universidades baianas e uma universidade italiana, a Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa. Para viabilizar a apresentação do trabalho consegui apoio da FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e do IFBA (parcial). 

O IFBA - Campus Feira de Santana apoiou a viagem de Mateus. Maria Alice conseguiu se autofinanciar, graças à rede de colegas, amigos e familiares", explicou o professor. Segundo o docente, a iniciativa é fruto de um esforço conjunto que reúne o IFBA, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e instituições italianas. 

O estudo combina administração pública e tecnologia da informação para compreender a governança ambiental da Caatinga. "Entrevistamos representantes de parcerias entre órgãos públicos e organizações civis que atuam na preservação do bioma e no desenvolvimento da agricultura familiar. O trabalho mostra a importância dessas redes para garantir acesso à terra, à água e a uma produção sustentável", explica Bonelli. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 07 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/