UEFS e Sustentare formam terceira turma do Projeto Alfagaris

UEFS e Sustentare formam terceira turma do Projeto Alfagaris

A turma teve aulas regulares entre abril de 2019 e janeiro de 2020 

Crédito: Edvan Barbosa
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em parceria com a Empresa Sustentare Saneamento S.A., realizou na noite de quinta-feira (24), a formatura de 25 alunos, profissionais da limpeza pública, do Projeto Alfagaris. Três deles não puderam participar do evento por conta da Covid-19, mas receberam a certificação. 

A solenidade aconteceu no auditório central da UEFS e contou com a presença do reitor, Evandro do Nascimento, Bruno de Bartolo Martins, representando o pai Adilson Alves Martins (presidente da Sustentare) o procurador Moura Pinho representando o prefeito Colbert Martins Filho, das coordenadoras do Alfagaris, , professoras Sandra Nívea Soares e Rita de Cássia Oliveira, da Pró-Reitora de Extensão, Rita de Cássia Brêda bem como as alfabetizadoras , as professoras Geisa Sousa Salomão, Nácia Silva Andrade de Carvalho e Rogéria Gonçalves Mota  , colaboradores do projeto, familiares dos formandos e personalidades feirenses.

O orador da turma, Luiz Claudio dos Santos Nogueira, destacou a experiência de vivenciar o projeto. "Durante os meses do projeto, nós percebemos a importância da educação, estamos atentos às notícias dos jornais; esse projeto nos permitiu um novo olhar sobre o mundo através da alfabetização. O projeto Alfagaris nos resgatou o diálogo, o respeito e a confiança", disse o estudante.

A turma foi dividida em duas e teve aulas regulares de segunda à quinta, entre abril de 2019 e janeiro de 2020, mas por conta da pandemia só foi possível agora realizar a cerimônia de certificação de alfabetização. A madrinha da turma e coordenadora administrativa da Sustentare, Teresinha Ferreira, explicou que o projeto é uma idealização da empresa e que através da parceria com a UEFS foi possível realizá-lo em Feira de Santana.

Ela ainda falou dos ganhos dos estudantes ao adentrar o mundo letrado. "Eles estão conseguindo se virar sozinhos, ir em banco sacar dinheiro, pegar ônibus sozinhos, indo ao mercado verificar as validades; está fazendo uma grande diferença na vida deles; e hoje eles estão muito felizes e eu me sinto realizada em ver a mudança que este projeto está fazendo", disse.

A coordenadora do Projeto, Sandra Nívea explicou que além da alfabetização baseada na pedagogia de Paulo Freire, os estudantes também vão ao teatro, participam da Feira do Livro e realizam atividades de campo em outros espaços da cidade. A professora também comentou a relevância do projeto para os alunos e para a cidade.

"É um projeto que ao mesmo tempo que anuncia a autonomia e cidadania para os alfabetizandos, é também um projeto que denuncia as desigualdades, porque esses estudantes só são estudantes de EJA (da educação de jovens e adultos, que engloba a alfabetização tardia), porque o estado e município falharam na idade regular deles, não dando condições de acessar e permanecer na escola; de toda sorte, torna-se importante porque é uma grande contribuição na diminuição dos índices de analfabetismo no município", disse a professora.


O reitor da UEFS , Professor Evandro do Nascimento salientou a importância  do Alfagaris ." Esse projeto  coloca a a universidade fora de seus muros com um público que é invisibilizado na sociedade  que é o trabalhador da limpeza pública ,sabendo que  agora os alfabetizados  são de fato pessoas mais conscientes como sujeitos  e inseridos de forma mais abrangente na sociedade".


Marcel Gelfi,   diretor comercial da Sustentare , falou dessa parceria da UEFS com a  empresa . "O objetivo é dar oportunidade de crescimento pessoal e profissional de cada um,  com emancipação social , a vida dessas pessoas sofre uma mudança muito positiva , pois elas passam a se inserir muito mais na sociedade em que vivem" .




Após dois anos de paralisação do Alfagaris, o projeto retoma as atividades em abril deste ano, com mais duas novas turmas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/