UEFS publica atualização do Plano de Retomada das Atividades Presenciais

Educação​Saiba mais

UEFS publica atualização do Plano de Retomada das Atividades Presenciais

Instituição especifica protocolos que precisam ser respeitados

Crédito: Divulgação
Após uma série de reuniões e levantamento de informações técnico-científicas, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) torna pública a versão atualizada do Plano de Retomada de Atividades Presenciais, que regulamenta os procedimentos a serem adotados pela comunidade universitária e externa na realização de atividades presenciais acadêmicas e administrativas em 2022. 

No documento, a UEFS especifica os protocolos que precisam ser rigorosamente respeitados por servidores técnicos, professores, estudantes e visitantes nas diversas situações que envolvem o uso de espaços da instituição e as comprovações de informações exigidas a cada um (a).

"Continuemos mantendo a universidade funcionando, mas com segurança, frente ao cenário desafiador da pandemia de Covid-19 e da epidemia de gripe no Brasil", alerta o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento. O plano de retomada foi construído com respaldo científico, por grupos de trabalho compostos por membros dos três segmentos da universidade. "Tudo que está contido no plano envolveu diálogos que começaram a acontecer desde quando a UEFS sentiu com a comunidade a gravidade da pandemia no início de 2020, e ainda hoje, quando reforçamos nossa responsabilidade para assegurar o direito à vida, mas sem perder de vista a missão para a qual a universidade se propõe que é de fomentar o conhecimento e trocas de saberes e a formação de nossos estudantes. Para isso, precisamos reocupar os espaços da universidade, restabelecer o processo pedagógico presencial, que é muito privilegiado e enriquecedor", ressalta.

A atualização do plano publicizado aqui foi pactuada em reuniões com os membros do Comitê de Retomada das Atividades Presenciais, que tem a participação de quatro representantes dos Grupos de Trabalho formados em 2020 - um membro dos departamentos da UEFS, um de cada entidade representativa da comunidade universitária [Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE)] e de três membros da Administração da UEFS, tendo o reitor Evandro do Nascimento como presidente.

De acordo com o coordenador geral da Adufs e professor do Departamento de Saúde (DESAU) da UEFS, Elson Moura Júnior, a atualização do Plano de Retomada "acontece numa conjuntura de uma nova onda de contaminação pela variável ômicron. O que, de um lado, desperta novos sentimentos de insegurança; de outro, nos alertou para a necessidade de sermos rigorosos na atualização desse documento. Enfim, com as mudanças, temos um documento atualizado, à altura do desafio que está posto nesse retorno presencial", completa.

"Foi um documento construído com muito diálogo e sua atualização não foi diferente", também avalia a diretora geral do Sintest-BA e servidora técnica da UEFS, Daiana Alcântara. Segundo a diretora, "as demandas encaminhadas pelo sindicato sobre saúde e proteção dos servidores no ambiente de trabalho estão recebendo retorno e sempre afirmam que se for necessário retroceder em alguma fase para proteção da vida, o fará. Então percebemos o uso da razoabilidade nos encaminhamentos ao longo destes anos pandêmico", sinaliza. A diretora destacou ainda "a importância da comunidade ler o documento, das pessoas internalizarem as regras, das chefias seguirem o protocolo e orientarem suas equipes e de todos(as) estarem atentos(as)".

O Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UEFS está publicado no website da universidade, no perfil nas redes sociais e por e-mails institucionais.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/