Residência Médica do HGA: pioneirismo no interior da Bahia e referência em atendimento humanizado

Aniversário de FeiraFeira 188 anos

Residência Médica do HGA: pioneirismo no interior da Bahia e referência em atendimento humanizado

Mais de 350 médicos já foram capacitados

Crédito: Divulgação

Ao longo de 30 anos de funcionamento, mais de 350 médicos já foram capacitados nos cursos de Especialização Clériston Andrade, primeira unidade de saúde do interior da Bahia a oferecer cursos de Residência Médica.

O Programa de Residência Médica (RM) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) é referência em Pós-Graduação na Bahia. Foi iniciado em 1991 e tem sido reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo desses anos. Atualmente, oferece cursos nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica e está em processo de expansão com Ortopedia e outros que serão instalados.

A Pós-Graduação é oferecida na modalidade de ensino Lato Sensu, com duração média de dois anos. Ao longo de 30 anos de funcionamento, mais de 350 médicos já foram capacitados nos cursos de Especialização do HGCA.

Anualmente, temos 12 Residentes na Clínica Médica, sendo 6 no R1 e 6 no R2.Um dos maiores orgulhos dos professores que atuam no Programa é ver os egressos da Residência Médica do HGCA aprovados em outras Especializações. O Dr Francisco Freitas, coordenador da COREME, diz :"É uma honra, para nós, constatar que todos os alunos que passaram por aqui obtiveram êxito em provas de outras especialidades. Isso é sinal de que o aprendizado adquirido nesse hospital foi mais que satisfatório", comemora.

O contato com pacientes em diferentes estados de saúde e oriundos de centenas de municípios baianos também são diferenciais da Residência Médica do HGCA. Durante o período de formação, os Residentes podem observar de perto e acompanhar a evolução de pacientes que apresentam desde enfermidades e sintomas mais leves, até quadros mais graves, com longe demanda em Unidades de Terapia Intensiva, suporte de Terapia Renal, entre outros. Os diversos especialistas envolvidos garantem a abordagem multiprofissional ao paciente e, consequente, aprendizado.

Dessa forma, além de desenvolverem habilidades e adquirirem destreza e mais conhecimentos científicos, podem exercitar a parte ética e aperfeiçoar a humanização, fatores essenciais à formação de todo médico e bastante enfatizados durante todo o período de Residência Médica. A elevada carga horária, de quase 6000 horas, em dois anos, de treinamento em serviço, garante a formação adequada.

PIONEIRISMO – O Hospital Clériston Andrade foi a primeira unidade de saúde do interior da Bahia a oferecer cursos de Residência Médica. E, desde o primeiro ano de funcionamento, o programa obteve reconhecimento em eficácia, planejamento e estruturação, por parte da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

De acordo com o coordenador da Residência de Clínica Médica, professor César Oliveira, os médicos capacitados no HGCA saem prontos para atuar nas suas respectivas áreas, pela extensa programação teórica, prática, que passam e pelas avaliações contínuas que são realizadas.

O programa de Residência de Clínica Médica é um marco na formação de mão de obra para a Saúde, na região, na mudança do perfil de assistência hospitalar, na criação de uma mentalidade de ensino e rigor científico no HGCA, e na instalação de um polo educacional no interior do estado. Um projeto inovador, transformador, extremamente vitorioso, ao cumprir seu papel de Pós-Graduação modificadora de uma realidade. Um projeto cuja beleza vai além da ciência, para impactar de forma definitiva nas muitas vidas que passam por ele. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/