50 mil doses do antiviral da Pfizer para tratar COVID-19 são entregues ao SUS

COVID-19Comprimidos

50 mil doses do antiviral da Pfizer para tratar COVID-19 são entregues ao SUS

Com isso, ao todo, o Brasil já recebeu 100 mil unidades 

Crédito: Divugação/Pfizer
A Pfizer Brasil realizou nesta quinta-feira (19) a entrega de 50 mil unidades ao Ministério da Saúde do antiviral Paxlovid. Com isso, ao todo, o Brasil já recebeu 100 mil cursos do antiviral para tratamento da COVID-19 destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS). No sistema público, o tratamento é oferecido para grupos específicos de pacientes, sendo eles: pessoas a partir de 18 anos que apresentem imunossupressão de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunização (PNI) ou idosos a partir de 65 anos.

Para ter acesso ao medicamento pelo SUS, além de se enquadrar no perfil do público-alvo especificado pelo governo, o paciente deve ter um exame positivo para a COVID-19 (o que não inclui o autoteste) e a prescrição médica, que é realizada por meio de um formulário disponível no site do Ministério da Saúde. Com a documentação de liberação em mãos, o paciente pode ir a um local de dispensação indicado e retirar o tratamento.

Paxlovid foi desenvolvido para ser administrado por via oral, o que facilita o tratamento, devendo ser iniciado até cinco dias do início dos sintomas, contribuindo assim para evitar o agravamento da doença. Indicado para o tratamento da COVID-19 em adultos que não requerem oxigênio suplementar, ou seja, que apresentem as formas leve e moderada da doença e que tenham ao menos um fator de risco de progressão para quadro grave, o antiviral demonstrou em estudos clínicos que, em comparação com o placebo, reduz em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes com as condições citadas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/