Folha do Estado na sala de aula: O consumo de informação de forma crítica

Folha do Estado 25 AnosFolha do Estado 25 Anos

Folha do Estado na sala de aula: O consumo de informação de forma crítica

A leitura desperta sensações com muito mais ênfase 

Crédito: Divulgação
A informação faz parte da educação de qualquer ser humano. Ela é uma aliada importante para que crianças, jovens e adultos que estão buscando conhecimento, usem ela como principal fonte de consumo e recurso de aprendizado. A educadora Lineia Fernandes, que já lançou um minicurso sobre Educomunicação, concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto e também parabenizar os 25 anos do Jornal Folha do Estado.

"É na escola que aprendemos a sistematizar o pensamento. Os professores fazem o acompanhamento para isso. Então a gente começa a perceber como se desenvolve o nosso sentido crítico. Cada vez mais a escola se aprimora nesse sentido."

Sobre o método antigo e atual, na forma de consumo dessa informação para desenvolvimento no âmbito científico, ela acredita que houve avanços. "Quando eu estava na escola não era tão comum a gente ser orientado a fazer uma pesquisa científica. Hoje em dia as escolas e os professores já incentivam as crianças que não é só procurar na internet, num vídeo ou até no próprio livro um assunto. É preciso refletir no que aquilo quer passar para a gente e começar a tirar nossas próprias conclusões".

Ela destaca que apesar do mundo digital ofertar serviços de educação, é importante que as escolas continuem salientando aos seus alunos que o jornal e a revista, por exemplo, também tenham seus espaços no momento de leitura e pesquisa. "É extremamente importante o fato do acesso as redes sociais, mas por outro lado, como leitora, consumidora e professora de língua portuguesa, se não tivermos cuidado podemos ter adolescentes consumindo e lendo menos que os das gerações anteriores. Nada substitui uma boa leitura. A leitura desperta sensações com muito mais ênfase, cuidado e afeto que num cenário digital".

Além de participar trazendo conhecimento, ela aproveita para parabenizar os vinte e cinco anos do Folha do Estado. "Sou consumidora do jornal, mantenho contato com a editoria e conheço muita gente que trabalha ou trabalhou no Folha do Estado. Este jornal tem um papel fundamental na nossa sociedade, principalmente nos últimos anos. Somos de uma cidade que teve outros veículos de comunicação impressos, e que ao longo dos anos foram se perdendo".

Ela complementa desejando prosperidade para o Folha. "Sou ex-funcionária do saudoso Jornal Feira Hoje, e fico muito feliz em ter o Folha do Estado há tantos anos, superando momentos difíceis, principalmente esses dois últimos anos que foi difícil para qualquer empresa. Parabenizo cada funcionário que integra a equipe e desejo que o jornal esteja firme e forte, fortalecendo o nome da principal cidade do interior, conhecida como o 'Portal do Sertão'". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 30 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/