Astekas brilham no Panamericano JKS com recorde de medalhas

Lutas e Artes marciaisKaratê internacional

Astekas brilham no Panamericano JKS com recorde de medalhas

Atletas feirenses conquistam pódios em todas as categorias e mantém hegemonia baiana no cenário continental 

Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h -  A cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi palco da 6ª edição do Campeonato Panamericano de Karatê da Japan Karate Shoto Federation (JKS), realizado no último fim de semana. O evento reuniu os melhores atletas das Américas, em uma programação que combinou disputas intensas com atividades de aprimoramento técnico.

Representando com destaque a Bahia e o Brasil, a academia Astekas, de Feira de Santana, levou 24 atletas, sendo 23 competidores. O desempenho foi extraordinário: apenas um atleta voltou sem medalha, enquanto vários subiram ao pódio mais de uma vez. 

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Além das lutas, o evento ofereceu seminários de alto nível com os mestres japoneses Masao Kagawa (9º Dan e instrutor-chefe da JKS) e Kosho Kanayama (7º Dan) | Foto: Divulgação

Além das lutas, o evento ofereceu seminários de alto nível com os mestres japoneses Masao Kagawa (9º Dan e instrutor-chefe da JKS) e Kosho Kanayama (7º Dan), além de clínicas de arbitragem e exames de qualificação para instrutores, árbitros e examinadores.

O principal nome da delegação baiana foi Lara Beatriz, que conquistou cinco medalhas de ouro, vencendo em todas as categorias em que competiu kata individual e por equipe, koten kata, kumitê individual e por equipe. Outro grande destaque foi Oldac Gabriel, que somou quatro ouros e um bronze.

Também se destacaram:

  • Adalberto da Silva: 2 ouros, 1 prata e 1 bronze

  • Maria Luiza Santos: 2 ouros, 1 prata e 1 bronze

  • Ian Freitas: 1 ouro e 3 pratas

  • Maria Eduarda Santana: 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze

  • Maytê Leite: 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze

       Sophia Rosa: 1 prata e 3 bronzes
Os trigêmeos da Astekas, Gabriel, Lucas e Ian Lemos Freitas | Foto: Divulgação

Um dos momentos mais marcantes do Panamericano foi a apresentação da equipe brasileira de Kata Sênior, formada pelos trigêmeos da Astekas, Gabriel, Lucas e Ian Lemos Freitas. Com técnica refinada, total sincronismo e aparência idêntica, os irmãos encantaram o público e confirmaram o tetracampeonato continental para o Brasil. Eles substituíram com maestria a geração liderada pelo Sensei Adriano Araújo, multicampeão que se aposentou da equipe em 2023 e agora treina a nova formação. O desempenho da Astekas consolida o protagonismo da Bahia e de Feira de Santana no karatê internacional, reforçando a excelência técnica e o comprometimento de seus atletas e professores.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 31 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/