Caio Portugal é mais um atleta feirense com certificação internacional no boxe chinês

Lutas e Artes marciaisConheça história

Caio Portugal é mais um atleta feirense com certificação internacional no boxe chinês

Reconhecimento coloca o jovem no rol dos que desenvolvem trabalho relevante

Crédito: Divulgação

O atleta feirense Caio Portugal, praticante do Sanda (Boxe Chinês), recebeu da Elite Taiji Club uma organização mundial, que reconhece e certifica os mestres em todo mundo, pelos trabalhos desenvolvidos nas artes marciais chinesas, o certificado de professor. O reconhecimento internacional coloca o jovem atleta e professor no rol daqueles que desenvolvem um trabalho relevante para a propagação das artes marciais chinesas em todo o mundo. Recentemente, outro praticante de Sanda, Kleyber Nilo, mestre em uma academia feirense, também recebeu a honraria.

Em entrevista a reportagem do programa Geral Fight, Caio Portugal contou da importância do reconhecimento internacional. "Eu estou extremamente feliz pelo reconhecimento, pois trata-se de uma certificação de nível internacional, ou seja, como professor estamos sendo vistos pelo bom trabalho desenvolvido. Fico mais feliz por ser uma das primeiras certificações minha como líder da Portugal Top Team, equipe recém fundada ao qual já temos 75% dos atletas da seleção baiana de Sanda (Boxe Chinês).Vejo que todo esforço está sendo recompensado, trabalhamos duro aqui, treinamos todos os dias (até mesmo feriados). E mesmo com todas as dificuldades e adversidades, todas as situações do dia a dia, esse reconhecimento chega como motivação para continuar a jornada", disse.

Caio Portugal também aproveitou para falar do novo projeto que está fazendo parte. "Atualmente estou como líder da Portugal Top Team e estamos com uma proposta nova dentro da arte marcial, no SANDA somos filiados à Federação Baiana de Wushu Sanda (FBWS) e no Kickboxing somos filiados a Confederação Brasileira de Artes Marciais (Cobram), além de trabalhar com outras artes marciais como o Jiu-Jitsu com apoio da Equipe Vivaz Jiu-Jitsu.Estaremos adentrando em diversas modalidades com atletas da categoria adulto e juvenil, e estamos com três atletas com estreia em 2023 no MMA. Três atletas na seleção baiana de Sanda, Caio Portugal, Weslley Àlec e Edvaldo Neto, além de representarem o estado nos eventos de Sanda, vão representar a cidade em eventos de MMA profissional.Estamos contando com o apoio do professor de Jiu-Jitsu Mateus Costa que vem preparando bem a equipe para as competições de jiu-jitsu e também de MMA", contou.

Mesmo sendo um trabalho novo, a academia Portugal Top Team, conta com três atletas fazendo parte da seleção baiana de Sanda. "O trabalho está sendo feito de forma profissional, estamos trabalhando duro para nas próximas competições levarmos mais atletas para a seleção baiana. Atualmente os principais atletas da Seleção Baiana que representam minha academia são Weslley Álec, Edvaldo Neto e eu como atleta e técnico. Tive a oportunidade e felicidade de levar meus atletas para competir em Brasília em 2021, e foi uma experiência excelente. Eu sou tetracampeão Baiano de Sanda, Weslley e Edvaldo Neto são bicampeões. Somente atletas do nível avançado podem participar da seleção baiana e o campeonato estadual é dividido em níveis (iniciante, intermediário e avançado), então vocês podem ver a qualidade técnica da nossa equipe. Weslley começou a treinar comigo há 2 anos e meio e já é o segundo ano que faz parte da seleção baiana, então é um trabalho que estamos fazendo bem feito. Tenho outros atletas se destacando a exemplo de Rebeca Brasil (Bicampeã Baiana) uma aluna que começou comigo do zero, fiz a iniciação nas artes marciais.

Para Caio Portugal, o município continua sendo um grande celeiro de atletas de Sanda. "Feira de Santana é uma potência, tem boas equipes na cidade, o que falta aqui é apoio. Pois em outubro deixamos de ir para o campeonato Brasileiro por pouco interessados em patrocinar. Mão de obra nós temos, precisamos apenas de um pouco mais de apoio. A expectativa é que o campeonato Baiano de 2023 seja muitíssimo disputado, ainda mais com novas equipes surgindo e equipes fortes do Nordeste migrando para a Bahia", pontuou.

O lutador e professor deixou uma mensagem para as pessoas que querem conhecer mais da arte chinesa. "Sanda é um esporte moderno de combate que se desenvolveu a partir de técnicas tradicionais de wushu (Kung Fu) e utiliza principalmente técnicas de soco, chute, projeções. É uma arte marcial super completa, pois é muito rápida e versátil. Afirmo que o Sanda é para todas as idades e além de arte marcial ajuda no processo de emagrecimento. Sou a prova viva, perdi mais de 60 kg com ajuda da arte marcial e tenho diversos relatos de alunos que perderam até 20kg. Na oportunidade gostaria de agradecer ao nosso principal patrocinador a BayPro proteção veicular, por confiar e investir no nosso trabalho, somos extremamente gratos por tudo o que vem fazendo por nossa equipe. Hoje temos um time de sucesso, vários profissionais dispostos a ajudar nossos atletas, e vem fortalecendo a nossa equipe a cada dia. Quero agradecer a cada um de vocês por acreditarem no nosso potencial e doar-se totalmente para nosso projeto sem medir esforços, agradeço a nossa fisioterapeuta Noemir Moreno, ao preparador físico Guga Oliveira e o nutricionista Joan Silva".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/