Carateca feirense de 11 anos luta por sonho de disputar Mundial

Lutas e Artes marciaisConheça história

Carateca feirense de 11 anos luta por sonho de disputar Mundial

Competição acontecerá em 2023  

Foto: Mário Sepulveda FE

O karatê é uma arte marcial japonesa com fundamentos e princípios ligados ao respeito mútuo com o equilíbrio do corpo e mente de uma forma a alcançar e aprimorar o caráter e a harmonia na convivência social, buscando sempre a conformidade dos erros em uma vida de autoconfiança e consideração ao próximo. Foram justamente esses aspectos que fizeram com que a jovem feirense Maytê Leite Moreira, 11 anos, se tornasse apaixonada pelo esporte. Maytê Leite conheceu o karatê aos 7 anos, e de lá para cá vem se dedicando e conquistando títulos importantes.

Em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, a carateca feirense Maytê Leite contou a respeito da importância do karatê. "Eu tive a honra e o prazer de conhecer o karatê com sete anos. Foi quando eu percebi que o karatê era uma família, que o principal objetivo da arte não era apenas ser o primeiro, segundo ou terceiro lugar nas competições. Eu entendi que no karatê você é campeão só em participar. E quando disputei o meu primeiro campeonato, a Copa da Amizade, onde fui campeã, eu percebi que poderia ir muito mais longe. Em seguida me tornei vice-campeã baiana, também disputei a vigésima sexta edição do campeonato brasileiro de karatê. Então o karatê faz parte da minha vida", disse.

Mesmo com pouca idade, mas com muita maturidade esportiva, Maytê sonha em se tornar um dos grandes nomes do esporte na Bahia. E para isso, a carateca feirense terá duas missões pela frente, primeiro a disputa do Campeonato Intermunicipal de Karatê que será realizado no mês de novembro e o Mundial que irá acontecer em 2023. Contudo, um dos maiores desafios para a carateca é a falta de apoio para poder custear os gastos com inscrição, alimentação, transporte e hospedagem.

"Disputar um campeonato Mundial é o sonho de qualquer atleta seja qual for a modalidade, e comigo não difere, eu quero muito participar. Não importa qual for o resultado, eu quero poder representar a minha cidade e o meu país em uma competição desse nível. Contudo, eu preciso muito de patrocinadores, de pessoas que acreditem no meu potencial e me ajude a realizar esse grande sonho", afirmou.

Além de ser uma grande atleta dentro do dojo, Maytê Leite também serve de inspiração para os colegas de escola. "Mesmo praticando o esporte não podemos deixar os estudos de lado, sigo me dedicando mantendo boas notas. Na minha escola tem karatê e meus colegas começaram a fazer por indicação minha. Inclusive tenho vários colegas que também disputam campeonatos baiano e intermunicipal e com certeza também estarão no Mundial, pois acredito no potencial de cada um deles", contou.

Enquanto o apoio dos patrocinadores não aparece, os pais de Maytê Leite seguem ajudando e sonhando com a carateca. "Antes do apoio financeiro vem o apoio familiar, sabemos que sem o suporte emocional, principalmente o amor, carinho e sonhar com ela nada fará sentido. Por ela ser uma menina muito dedicada, determinada e consciente. Então a família apoia 100%, mas também não estamos deixando de correr atrás de patrocínio para que ela possa realizar seu sonho de disputar uma competição ao nível mundial. Para ter uma ideia de como não é fácil conseguir apoio financeiro, para Maitê poder disputar o brasileiro tivemos que fazer uma rifa. Mas, como ela é muito determinada e já colocou no coração que irá para o mundial com fé em Deus, vai dar tudo certo", disse Magda Leite, mãe da carateca.

Os interessados em patrocinar ou apoiar de alguma forma a atleta Maytê Leite a disputar o Campeonato Intermunicipal de Karatê e o Mundial segue o contato: Telefone (75) 99206-8631 | Magda Leite Moreira | Instagram @mayteleite.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/