Copa da Amizade Astekas de Karatê volta após três anos

Lutas e Artes marciaisFeira de Santana

Copa da Amizade Astekas de Karatê volta após três anos

O evento contará com caratecas com idade entre 6 a 72 anos  

Foto: Reprodução Instagram

Após três anos sem realizar competições em decorrência da pandemia da Covid-19, a academia feirense de karatê Asteka Shotokan, realiza neste sábado (4), a partir das 14h30, no ginásio do Colégio Despertar, no bairro SIM, a Copa da Amizade Astekas edição 2022. O evento contará com a participação de caratecas com idade entre 6 a 72 anos, divididos por categorias de idade, graduação e sexo, nas modalidades kata e kumite. A volta do Circuito Astekas de competições conta com a supervisão da Federação de Karate Shotokan do Estado da Bahia.

Em entrevista a reportagem do Folha do Estado, um dos coordenadores do evento, o professor Adriano Araújo contou da importância da retomada do circuito Astekas de karatê. "Confesso que já estava um pouco ansioso para voltar a vivenciar essa atmosfera competitiva. Contudo, como os nossos caratecas são em sua maioria, crianças e adolescentes, achamos mais sensato, diante do cenário contemporâneo, retardar a volta das competições, pensando no bem estar de todos os envolvidos. Então, diante de um novo quadro de controle da pandemia, achamos por bem retomar as competições. Servirá para a gente matar a saudade daquele friozinho na barriga daquela ansiedade e nervosismo que faz parte de todo competidor quando vai enfrentar uma disputa", disse.

Adriano também relatou as dificuldades para manter as atividades e principalmente o foco dos atletas já que a maioria são crianças e adolescentes. "Foi uma tarefa árdua, onde nem sempre tivemos êxito, pois alguns dos nossos principais atletas eram adolescentes, cuja maior motivação eram as competições. Por mais que tenhamos dado continuidade aos treinos pelo sistema online, com treinos voltados a pequenos espaços, alguns não se adaptaram, outros, por questões de qualidade de internet, não conseguiam acompanhar as aulas, além do fato de outros estarem em idade de prestar vestibular, Enem e serem aprovados nessas avaliações. Contudo, uma parte manteve os treinos, e conseguiu progredir no "caminho das mãos vazias" Karatê-Dô, alcançando novas graduações, inclusive a tão sonhada faixa preta. Hoje, temos dois dos mais novos faixas pretas da JKS (Japan Karate-Dô Shoto Federation), do Brasil, sendo aprovados com 12 e 13 anos", ressaltou.

"Enfim, está chegando a hora de matar essa saudade e as disputas acontecerão. Tenho certeza que vamos voltar a revelar grandes atletas e termos disputas emocionantes. Além de categorias que irão chamar a atenção pela peculiaridade, teremos uma categoria de pessoas que foram caratecas na infância, que depois voltaram para matricular os filhos e que resolveram voltar a participar das atividades da academia e voltaram a competir. Então teremos disputas emocionantes com caratecas de altíssimo nível disputando, atletas que foram da seleção nacional em 2019, e que ganharam medalhas para o Brasil e Feira de Santana. É um evento que promete muito e confesso um pouco de ansiedade mesmo com experiência, contudo contamos com a presença de todos", finalizou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/