Lutadores feirenses tentam vaga em competição pan-americana de luta olímpica

Lutas e Artes marciaisSaiba mais

Lutadores feirenses tentam vaga em competição pan-americana de luta olímpica

Lucas Oliveira e Pedro Arapiraca participam do Campeonato Brasileiro de Wrestling 

Lucas Oliveira (esquerda) e Pedro Arapiraca (centro) ao lado do treinador venezuelano Rony Sivira (direta) | Foto: Divulgação

Os atletas feirenses da equipe Fight House Lucas Oliveira, 15 e Pedro Arapiraca, 15, representarão Feira de Santana e a Bahia na disputa do Campeonato Brasileiro sub-17 de Wrestling (Luta Olímpica), que acontece nos dias 11 e 12 de março, no ginásio do Centro Esportivo Mané Garrincha, localizado no bairro do Ibirapuera, em São Paulo. A competição chancelada pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) serve como seletiva para a disputa do Pan-Americano de Wrestling, que acontecerá no México.

Lucas Oliveira estará lutando na categoria luta livre até 60kg, já o atleta Pedro Arapiraca vai se apresentar na categoria grecoromano e livre até 55kg. No sábado (11), os dois atletas estarão em ação no tatame, com Lucas Oliveira se apresentando na categoria luta livre e Pedro Arapiraca na categoria greco-romana. Já no domingo (12), somente Pedro Arapiraca entra no tatame lutando na categoria livre até 55kg.

Para garantir vaga para a disputa do Pan-Americano do México, os atletas da Fight House vão precisar ser os primeiros colocados no pódio em suas respectivas categorias.

Em entrevista a reportagem do programa Geral Fight, o lutador Pedro Arapiraca contou como é representar Feira de Santana na seletiva que vale vaga para a disputa do Pan-Americano do México. "Eu estou muito feliz por poder representar minha cidade e a Bahia nesta seletiva do Pan Americano do México. Oportunidade única e uma experiência maravilhosa e quero representar minha equipe. Estou indo lutar uma categoria acima da minha idade, porque minha categoria é sub-15 e estarei lutando sub-17. Mas estou aqui para uma experiência boa e tentar essa vaga para o Pan Americano", disse.

Sobre a categoria greco-romana, ele comentou. "Escolhi a greco-romana porque é a luta que eu tenho muita afinidade e também é a categoria que a seleção brasileira vai custear para ir para o campeonato Pan Americano do México. Na luta greco-romana também tenho uma base forte do judô que vai me ajudar muito para lutar nesse estilo de luta", acrescentou.

Lucas Oliveira também contou a respeito da expectativa para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17. "Estou muito confiante, acompanhado de pessoas muito importantes nesse ramo da luta, meu parceiro de treino Pedro Arapiraca, que já participou do JESP por muitos anos. Campeão dois anos seguidos e acompanhado do professor Rony Sivira, um técnico extraordinário, fora do normal, com um nível de conhecimento técnico altíssimo. Me sinto preparado, já estou com o peso batido e agora é ir para cima", ressaltou.

Perguntado qual a diferença da luta livre para a greco-romana Oliveira, ele explicou. "A principal diferença do estilo livre a qual vou disputar e a greco-romana que Pedro vai lutar é que a luta livre a gente pode atacar a perna do adversário, podemos ter esse contato direto com as pernas. Já na greco-romana não podemos ter contato com as pernas do oponente, o único contato que a gente pode ter com o nosso adversário é da cintura para cima, fora isso o que muda também são as projeções e a questão de pontuações e técnicas".

Os atletas feirenses contam com a experiência do técnico Rony Sivira, que faz parte da seleção olímpica venezuelana de wrestling. Rony Sivira comentou da satisfação de estar como técnico dos atletas Lucas Oliveira e Pedro Arapiraca. "É uma experiência muito nova tanto para mim quanto para eles, é a disputa de um evento oficial da Confederação Brasileira de Wrestling. Em uma categoria um pouco mais forte sub-17, que precisa de uma preparação física e biológica muito maior que a categoria sub-15. Pedro faz sua estreia na categoria greco-romana e já Lucas vai encarar o estilo livre, porém sabemos que ambos tem condições de garantir medalhas e classificação para o Pan Americano no México. Estamos construindo uma história na luta olímpica em Feira de Santana, começando um ciclo de disputas de eventos de alto rendimento. E sem dúvida isso para mim é muito importante, meu papel a minha missão é expandir a luta olímpica no interior da Bahia", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/