Ano de reviravoltas e despedidas marcantes

Lutas e Artes marciaisUFC 2023

Ano de reviravoltas e despedidas marcantes

Um olhar detalhado sobre as mudanças que agitaram o Mundo do MMA

Crédito: Reprodução/X @ECVitoria

O ano que marcou o 30º aniversário do UFC foi repleto de reviravoltas e despedidas notáveis, destacando-se pela rotatividade nas categorias de peso e desafiando até mesmo o número de campeões que iniciaram o ano com seus cinturões. Com apenas quatro divisões mantendo seus campeões originais até o final de 2023, e a despedida de lendas como Amanda Nunes, o Ultimate Fighting Championship viu um período de transição e inovação.

O Legado de Amanda Nunes e as Despedidas Emblemáticas

O UFC se despediu de uma das maiores lendas do esporte, a brasileira Amanda Nunes. Em sua última defesa de título no UFC 289, em junho, Nunes triunfou sobre Irene Aldana, encerrando sua carreira enquanto detentora dos cinturões no peso-galo feminino e peso-pena feminino. Uma despedida marcada pela grandiosidade de uma carreira ímpar.

Revezamento de Cinturões: Um Fenômeno Constante

A instabilidade reinou nas categorias de peso, com apenas Alexander Volkanovski (peso-pena), Islam Makhachev (peso-leve), Leon Edwards (peso-meio-médio) e Weili Zhang (peso-palha) mantendo seus cinturões intactos ao longo de 2023. Destaque para a luta épica entre Volkanovski e Makhachev, onde o russo prevaleceu em duas ocasiões, reforçando sua posição na elite do MMA.

Alex Poatan: Um Campeão em Duas Frentes

O brasileiro Alex Poatan protagonizou um capítulo único na história do UFC ao conquistar o cinturão no peso-médio, perdê-lo para Israel Adesanya, e posteriormente subir ao peso-meio-pesado para derrotar Jiri Prochazka e se tornar campeão em duas divisões diferentes. Uma trajetória que adicionou ainda mais brilho à sua carreira.

Peso-Pesado: Jon Jones e o Título Interino

O peso-pesado testemunhou a ascensão e desafios de Jon Jones. Após uma vitória convincente sobre Ciryl Gane no UFC 285, Jones estava pronto para enfrentar Stipe Miocic, mas uma lesão adiou o confronto. Enquanto isso, Tom Aspinall conquistou o título interino, e a possibilidade de unificação permanece uma prioridade do UFC.

McGregor e a Controvérsia no Antidoping

A expectativa para o retorno de Conor McGregor em 2023 foi marcada por polêmicas no processo de antidoping. O irlandês, inicialmente afastado dos testes da Agência Antidoping dos EUA (Usada), causou controvérsias e debates. O UFC, em meio a questionamentos, anunciou a mudança para a Drug Free Sport para o controle antidoping a partir de 2024.

Homenagens no Hall da Fama: Aldo e Spider

O UFC homenageou dois ícones brasileiros, Anderson Silva e José Aldo, incluindo-os no Hall da Fama. Aldo, como o mais longevo campeão do peso-pena, e Spider, detentor do recorde de defesas de cinturão no peso-médio, foram imortalizados por suas contribuições significativas ao esporte.

O UFC encerra 2023 com um olhar para o futuro, marcado por transformações, desafios e o legado de figuras icônicas que moldaram a história do MMA. O que 2024 reserva para o octógono mais famoso do mundo? O tempo dirá.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/