Estrutura começa ser montada para retorno da Micareta após três anos

MicaretaFeira de Santana

Estrutura começa ser montada para retorno da Micareta após três anos

Um dos primeiros espaços é o Camarote Folha do Estado

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
A cidade começa a respirar o clima de Micareta, com a montagem dos tradicionais camarotes iniciando este momento que marca o retorno da festa após três anos de paralisação por conta da pandemia.

A festa acontece no trecho da Avenida Presidente Dutra, denominado Circuito Maneca Ferreira, que acontece de 20 a 23 de abril. Um dos primeiros espaços que começa a ganhar forma é o Camarote Folha do Estado, que sempre marcou presença no evento, desde 1998, initerruptamente. Humberto Cedraz Filho, diretor administrativo do grupo de veículos TV Geral, Rádio Geral e site e jornal Folha do Estado, destaca a importância de começar antecipadamente a montagem estrutural, não só pela logística, como também para envolver a cidade no clima da festa. "Ficamos felizes com o retorno da Micareta de Feira, que é a maior festa popular da cidade. Acredito que é importante esse início das atividades, estamos com o primeiro camarote a ser montado, o camarote Folha do Estado, tradicional na avenida e parada obrigatória dos artistas. A cidade começa a entrar no clima da festa, quando os transeuntes passam e já avistam o circuito, já estão envolvidos. Muito importante, principalmente, após três anos sem ser realizado", diz.

O empresário adianta o tema escolhido para a edição e salienta a projeção da festa que acontece através das transmissões dos veículos de comunicação. "Este ano o tema será: "Para Matar a Saudade", pois é uma edição de retorno. Nosso camarote é um espaço tradicional na avenida e, além dos nossos veículos (Jornal Folha do Estado, Rádio Geral e TV Geral), existe também a participação de outros diversos meios de comunicação, de outras cidades, que a gente agrega e traz também para o Camarote. Levaremos nossa festa para todos os cantos do país e até fora do Brasil. A expectativa é realizar uma cobertura de excelência, muito mais integrada, uma cobertura completa (cobertura de rádio, site online, TV, jornal impresso), com forte atuação nas redes sociais, buscando interação com o público", ressalta.
Crédito: Acervo pessoal

VERIFICAÇÂO

Ana Carolina, Coordenadora da Defesa Civil, diz que estão verificando os pontos de montagem que já começaram, através de uma ação integrada e preventiva. "Trabalhamos a questão da prevenção. Existem algumas coisas que a gente verifica como árvore, calçamento onde está sendo instalado os camarotes, a questão de energia. Estamos com a Coelba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (Sedur), marcamos em conjunto com os órgão que fiscalizam a estrutura e fazem um trabalho de liberação dos locais. Estamos também junto com a FPI, a comissão que trabalha a segurança da Micareta. Verificaremos tudo, placas, alturas, tudo que possa oferecer algum risco para que não tenha acidente no circuito. Temos reuniões semanais e tentamos fazer o melhor possível", explica.

Eudes Bacelar, proprietário da empresa ganhadora da licitação para montagem de parte da estrutura da Micareta 2023 diz que, a experiência na montagem da festa em edições anteriores, é um fator de vantagem. "Estamos com tempo de montagem razoável, não é o tempo ideal (que seria de 60 dias), mas a gente já conhece os atalhos do circuito, já trabalhamos aqui há muito tempo que facilita a logística, facilita.

Outra coisa que pode atrapalhar bastante é a chuva, mas nós não controlamos. Temos que pedir ao Papai do céu que nos abençoe. O que aconteceu nos anos anteriores foi a fiscalização por etapa, mas esse ano, após decisão em consenso, eles vão marcar um dia para fazer tudo de vez. Graças a Deus não temos problema com fiscalização, temos que seguir as regras, fazer o que está na norma, o que a fiscalização está pedindo, não adianta contestar", diz.

O secretário de Cultura, Jairo Carneiro, fala da emoção em retornar com a maior Micareta do Brasil. "Um momento muito especial, são três anos sem a grande festa da Micareta, primeira do Brasil. Estamos com todos os cuidados, nos reunindo com frequência com todos nos órgão municipal, estadual para que a gente possa ter uma retomada onde a gente traga uma festa da diversidade, que possa atrair vários públicos, as atrações, valorizando os artistas de Feira de Feira de Santana e também trazendo para nosso circuito os artistas que se destacaram no carnaval de Salvador. As expectativas são as melhores possíveis! Já teremos os Esquenta Micareta no dia 2 de abril. Até a realização teremos reunião semanal, sugestões estão surgindo, faremos melhoria no circuito. Isso é muito importante, os órgãos se comunicam e conseguimos minimizar falhas. Uma gestão em equipe, unido forças para que a gente possa fazer", diz.

O gestor salienta que haverá mudança no circuito oficial da festa. "Teremos uma extensão do Amélia Amorim até o colégio Luís Eduardo Magalhães. Agora é um momento de andar pra frente, ano de retomada, momento de avançar e quem sabe crescer ainda mais nos anos seguintes. E quanto ao apoio do governo do estado, estamos acompanhando pela imprensa uma possibilidade de apoio, inclusive com artistas. Acho muito importante, Feira de Santana ganha, a festa ganha, todos ganham. Salvador teve muito apoio do governo, esperamos também em Feira", comenta.

Jairo diz que a cidade poderá sentir uma prévia da edição no Esquenta Micareta que acontecerá dia 2 de abril. "Teremos novidades. Faremos uma festa mais diurna, mais espaço para o folião e toda diversidade e vibração positiva. O Esquenta mudou da Rua São Domingos para a Avenida Fraga Maia, no trecho entre a Farmácia Brito e o Trivela. Oferecemos todo espaço para as famílias, para o folião. Será um dia de domingo, com certeza há boas expectativas". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/