Abertas inscrições para Regata Aratu-Maragojipe 2023

EsportesCompetição

Abertas inscrições para Regata Aratu-Maragojipe 2023

Evento acontece no dia 26 de agosto, comemorando a sua 54ª edição

Crédito: Divulgação

Em 1969, oito anos após a fundação da tradicional agremiação náutica Aratu Iate Clube, um grupo de associados nativos do município de Maragojipe (recôncavo baiano), decidiu realizar uma regata-passeio para a sua cidade natal, partindo da Baía de Aratu. Era agosto, mês em que a cidade comemora o seu Santo padroeiro, São Bartolomeu. As primeiras embarcações eram os tradicionais saveiros e pequenos veleiros e não chegavam a quinze.

Ao longo dos anos, a Regata Aratu-Maragojipe, sempre considerada como um evento mais turístico do que propriamente uma competição, foi incorporando novos participantes e das mais variadas idades. Famílias e grupos de amigos ainda é maioria até hoje nas animadas tripulações, que percorrem a bordo de veleiros, 32 milhas náuticas (cerca de 60 km) das imediações de Ilha de Maré, na saída da baía de Aratu, em Simões Filho, até a "patriótica cidade de Maragojipe".

As embarcações que competem na Regata Aratu-Maragojipe são um exemplo de respeito ao meio ambiente. Todas se utilizam da energia mais limpa da natureza, a ENERGIA EÓLICA, como força motriz. Os velejadores também têm uma grande preocupação com todo o lixo produzido a bordo durante o evento. Maragojipe, bem como boa parte do trecho do Rio Paraguaçu percorrido pelos veleiros, estão dentro da poligonal da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, sob gestão do ICMBio e de um Conselho composto por diversos representantes das comunidades locais.

O Aratu Iate Clube elaborou cartilha para todos os participantes do evento, com informações e orientações acerca da reserva.

TURISMO NÁUTICO – FORTE INCREMENTO NA CADEIA PRODUTIVA

"O evento náutico que mais movimenta a cadeia produtiva associada ao Turismo na Baía de Todos-os-Santos" – assim também é conhecida a Regata Aratu-Maragojipe. 

Historicamente, 10 estados do Brasil, além de países como Argentina e Uruguai também se fazem presentes com seus veleiros e tripulações. Todos são unânimes em reconhecer que a Regata Aratu-Maragojipe é referência em beleza, organização e harmonia entre seus participantes.

O impacto econômico gerado pelo evento é extremamente significativo. Estimado em três milhões de reais, movimenta fortemente diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, empresas aéreas, transporte, vestuário, entretenimento, segurança, combustível, charter náutico e comunicação. É a tão necessária geração de emprego e renda para centenas de baianos.

PROGRAMAÇÃO 2023

24 de agosto – 18h: Reunião Técnica para velejadores, além de palestras com diversos temas, na sede do Aratu Iate Clube;

25 de agosto – 19h: Cerimônia de Abertura para convidados, com homenagem a autoridades federais, estaduais e municipais, patrocinadores, além de show com Alexandre Leão e Banda, na sede do Aratu Iate Clube;

26 de agosto – 10h: concentração de veleiros para largadas, nas imediações da Ilha de Maré;

15h30: Cerimônia de Premiação da Regata de Saveiros e Canoas a Vela, em Maragojipe;

19h30: Cerimônia de Premiação de Veleiros de Oceano.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site até as 23h59 do dia 24 de agosto (quinta-feira); No site também estão disponíveis outras informações, fotos e vídeos de edições anteriores. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/