Ana Marcela é pentacampeã mundial dos 25km de águas abertas

EsportesMaratona aquática

Ana Marcela é pentacampeã mundial dos 25km de águas abertas

Prova teve mais de cinco horas de duração

Crédito: Sportv

Ana Marcela Cunha conquistou o quinto título mundial da prova de 25km, em competição realizada nesta quinta-feira (30), em Budapeste, Hungria. Ela terminou a prova exatamente com o tempo de 5h24min15s0 para levar o quinto título da carreira dela na prova, chegando na frente de alemã Lea Boy, com a prata, por apenas dois décimos (5h24m15s2), e da holandesa Sharon van Rouwendaal, com o bronze (5h24m15s3).

É a 15º medalha de Ana Marcela na carreira em Campeonatos Mundiais. Além dos cinco ouros nos 25km, são dois ouros e três bronzes nos 5km, uma prata e três bronzes nos 10km, e teve também uma medalha de prata por equipes. Em Budapeste, neste ano, ela já tinha sido campeã dos 5km e bronze nos 10km.

Durante toda a prova, que foi realizada com temperatura na casa dos 33ºC, Ana Marcela se manteve no primeiro pelotão. Numa prova tão longa, muitas vezes não é importante você estar em primeiro lugar, e sim no bolo das atletas na frente. Ficaram no primeiro pelotão o tempo inteiro a holandesa Sharon van Rouwendaal, as alemãs Elea Link e Lea Boy, a italiana Barbara Pozzobon.

Na última volta do percurso montado no Lago Lupa, próximo a Budapeste, Ana Marcela começou a aumentar o fluxo de braçadas e pulou para ponta, mas sempre com as quatro atletas colocadas. A brasileira virou a última curva, para os 600 metros finais em primeiro, mas ainda sem conseguir abrir uma vantagem confortável.

Nos últimos 200 metros, Ana Marcela encabeçava a prova, mas com Lea Boy de um lado e Sharon de outro, pressionando. A brasileira conseguiu se manter na frente e, na batida de mão, por menos de um segundo garantiu o título em um final espetacular. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/