Atletas baianos lideram campanha de doação de sangue em preparação para Carnaval

EsportesDoe sangue

Atletas baianos lideram campanha de doação de sangue em preparação para Carnaval

Iniciativa da Sudesb e Hemoba mobiliza esportistas

Crédito: Reprodução/Ascom Sudesb

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), lança a campanha "Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval". A iniciativa conta com o apoio das federações esportivas baianas e visa mobilizar atletas e a comunidade em geral para contribuir com doações de sangue, reforçando o estoque da Hemoba em preparação para o Carnaval.

Os atletas baianos são convocados a participar desta corrente solidária, que acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. Os postos de coleta da Hemoba, juntamente com o Hemóvel, estarão disponíveis para receber doações. O Hemóvel estará no estacionamento do Estádio de Pituaçu, em Salvador, no "Dia D" de lançamento da campanha, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, ressalta a importância da mobilização dos atletas: "É mais uma ação que mostra a força do esporte baiano, reunindo gestores, atletas e demais agentes das federações e dos projetos esportivos, na busca pela promoção do bem-estar social, da inclusão e da solidariedade àqueles que precisam."

Além de abastecer o estoque de sangue para o Carnaval, a campanha também destaca preocupações com as condições dos atletas durante a competição. Vicente Neto menciona a necessidade de garantir um ambiente propício para os competidores, mencionando a logística e estrutura do torneio.

A ação não se limita apenas aos atletas, sendo aberta ao público em geral. Os interessados podem realizar as doações nos postos físicos da Hemoba em Salvador e em 21 cidades do interior do estado. Cada localidade possui horários específicos de funcionamento, disponíveis no site.

Ao participar da campanha "Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval", os candidatos devem informar que desejam doar de forma voluntária para a iniciativa. Durante o atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto para identificação e passar por uma triagem clínica e hematológica.

As recomendações para doação incluem estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos nas últimas quatro horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e não ter fumado por pelo menos duas horas. Atletas amadores e profissionais são aconselhados a não realizar atividade física imediatamente antes da doação e após cerca de 12 horas da coleta.

Após a doação, que dura em média dez minutos, os doadores devem permanecer por 15 minutos para repouso, hidratação e alimentação disponibilizados nas unidades da Hemoba. A mobilização busca não apenas fortalecer o estoque de sangue, mas também incentivar a solidariedade entre os baianos neste período festivo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/