Atletas baianos são mobilizados a fazer doação de sangue para reforçar banco de sangue da Hemoba

EsportesAção solidária

Atletas baianos são mobilizados a fazer doação de sangue para reforçar banco de sangue da Hemoba

A Sudesb está à frente da convocação a atletas e alunos de projetos sociais esportivos para a ação de solidariedade no dia 28

Foto: Ascom Sudesb

No dia 28 de janeiro, atletas baianos, alunos de projetos esportivos e público em geral estão sendo convidados a aderir à campanha intitulada Esporte Solidário: doando vida no verão, com vistas a reabastecer o banco da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

A ação ocorrerá no estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, portão norte 2, local que receberá a unidade Hemóvel das 8h às 17h.A segunda edição da campanha junto ao segmento esportivo (a primeira ocorreu em janeiro de 2024) é promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Hemoba e federações esportivas da Bahia. 

"Sabemos que com a proximidade das festas de verão, em especial o Carnaval, a demanda do banco de sangue da Hemoba cresce enormemente. Diante do alerta feito pela instituição de que o estoque está crítico, resolvemos aderir à campanha e mobilizar nossos atletas, entidades parceiras e público geral. Estamos confiantes de que teremos uma boa presença de doadores", observou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. 

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Podem doar pessoas com idade entre 17 e 69 anos, ter peso mínimo de 50kg. Os candidatos com 69 anos só podem doar se a primeira doação feita aconteceu antes dos 60 anos. Menores de idade (16/17 anos) devem estar acompanhados por responsáveis.

Condições para doar – O candidato precisa estar alimentado, evitando itens gordurosos nas quatro horas anteriores à doação; descansado e em boas condições de saúde. No dia da doação, o voluntário também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos duas horas antes da coleta de sangue.

Para o público esportivo, a Hemoba também orienta que atletas e demais doadores não realizem atividade física imediatamente antes da doação e após cerca de 12 horas da coleta, especialmente com o braço utilizado para coleta. A unidade móvel da Hemoba tem capacidade de atender, simultaneamente, até quatro candidatos, a estrutura organizada para receber o público terá áreas cobertas e atuação conjunta entre os órgãos envolvidos, garantindo conforto, segurança e orientações ao público.

Todo candidato passará por triagem clínica para que seja avaliada condições favoráveis à doação com segurança. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 22 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/