Bahia promove inclusão em grandes competições de paradesporto

EsportesEventos inclusivos

Bahia promove inclusão em grandes competições de paradesporto

Goalball e parajiujitsu recebem apoio da Sudesb para inclusão e destaque 

Crédito: Reprodução - Sudesb

Neste final de semana, Salvador será o cenário de dois importantes eventos de paradesporto com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O Regional Nordeste de Goalball está acontecendo no Ginásio do IFBA, no Barbalho, enquanto o Premier Fight Championship, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, incluirá categorias para o parajiujitsu neste domingo, 9 de junho.

Essas iniciativas fazem parte do trabalho contínuo do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, que vem promovendo a inclusão social através do esporte paralímpico. Adelmare Junior, coordenador do núcleo, ressalta a importância desses eventos para ampliar a política pública de inclusão e destacar a capacidade e eficiência dos atletas com deficiência. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para o reconhecimento e desenvolvimento do paradesporto na Bahia.

O Regional Nordeste de Goalball, organizado pela CBDV com o suporte da Sudesb e da Associação Baiana de Cegos, reúne 138 atletas de cinco estados nordestinos. As finais, que acontecem neste sábado, prometem um alto nível de competição. Adelmare Junior celebra a participação das equipes baianas, inclusive do interior, como a Associação Jequieense de Cegos, e reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão social.

No Premier Fight Championship, cerca de 450 atletas competirão, com um destaque especial para os 40 competidores de parajiujitsu, que receberão medalhas exclusivas. Evandro Nascimento, presidente da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA, comemora o crescimento do número de atletas com deficiência nos torneios e a evolução das políticas públicas de inclusão. O movimento iniciado em 2017 por Marleide Nogueira, mãe do atleta Igor Nogueira, foi essencial para esse avanço, culminando na criação da Diretoria de Paradesporto da Sudesb. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/