Baiano assume gestão de transporte na Copa América 2024 nos EUA

EsportesExpertise

Baiano assume gestão de transporte na Copa América 2024 nos EUA

Pablo Souza leva sua expertise em mobilidade urbana para Dallas.

Foto: Divulgação
O baiano Pablo Souza, atual diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador, foi selecionado para assumir a gestão de transporte na Copa América 2024, que será realizada em Dallas, nos Estados Unidos. Souza é reconhecido por seu trabalho inovador e eficiente na área de mobilidade urbana, destacando-se pela implantação de BRTs, a transição para uma frota de ônibus elétricos e o desenvolvimento do Plano Cicloviário de Salvador.

Pablo Souza foi escolhido para gerenciar o transporte durante a Copa América 2024 em Dallas, EUA, pois a decisão reflete a reputação internacional que o mesmo conquistou no setor de mobilidade urbana.

Em entrevista exclusiva para a reportagem do jornal Folha do Estado, Pablo Souza expressou seu entusiasmo em representar a Bahia no evento internacional. 
Foto: Arquivo Pessoal

"Foi uma grande honra. Iniciei minha carreira na área de mobilidade na Copa das Confederações em 2013 como Gerente de Transportes da cidade-sede Salvador. Fizemos o sorteio da Copa do Mundo em Sauipe e em 2014 fui responsável pela área durante a Copa em Salvador. Esse trabalho, desenvolvido ao longo de quase dois anos, foi um grande aprendizado, do planejamento à execução", relatou Souza.

Pablo Souza também destacou sua experiência nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, onde foi responsável por 10 instalações em seis cidades, incluindo as sedes de futebol fora do Rio (Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo).

Inovação e sustentabilidade na mobilidade

Após a Copa do Mundo, Pablo Souza continuou a atuar na mobilidade urbana, participando da operação de transporte durante o carnaval de Salvador nos últimos dez anos. Em 2020, a convite do Secretário Fabrizzio Muller, ele se tornou Diretor de Planejamento de Transportes, trabalhando em importantes projetos como a reestruturação da rede de transporte pós-pandemia e o planejamento operacional do BRT de Salvador.

"Trabalhei em ações estratégicas para a mobilidade sustentável, como a implantação de ônibus elétricos, a construção do eletro terminal e o Plano Cicloviário, que prevê uma rede de 700 km de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas para a cidade. Foi nesse contexto que surgiu a oportunidade de integrar a equipe de Transportes para a Copa América 2024 em Arlington, região metropolitana de Dallas no Texas", explicou Souza.

Souza ressaltou a qualidade da gestão baiana, especialmente em mobilidade urbana. "Temos excelentes profissionais locais, como o Secretário Fabrizzio Muller, uma referência internacional na área. Graças ao trabalho de Fabrizzio, Salvador alcançou as metas de redução de acidentes da ONU com três anos de antecedência."

Na Semob, Souza trabalha no planejamento do sistema de transporte com 2 mil ônibus, incluindo os sistemas convencional, BRT e complementar, além de táxis, aplicativos e mototáxis. "É um escopo de trabalho muito extenso e conta com uma equipe dedicada que faz a diferença", afirmou.

Planejamento estratégico para a Copa América

Segundo Pablo Souza, o plano de execução estratégico para a Copa América já está em desenvolvimento. "Estamos nos apropriando das principais instalações, fluxos e recursos disponíveis para o evento, de acordo com o nível de serviço estabelecido pela organização. Esta fase também envolve a mobilização de uma equipe que vem de diversas partes do mundo, o que certamente será uma experiência enriquecedora. Esperamos trazer novos aprendizados para aplicar na Bahia."

Souza destacou ainda o legado dos grandes eventos internacionais, que têm revelado a expertise dos profissionais brasileiros. "Hoje, temos boas equipes nas Olimpíadas de Paris, na sede da FIFA em Zurique, e o head de transportes da Conmebol, Emanuel, também é um baiano. Esse é um legado dos jogos", concluiu.


Com informação  do Correio 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/