CBF prepara mudanças no calendário nacional
Reformulação vai atingir Série D, Copa do Brasil, torneios regionais e reduzir Estaduais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve anunciar, nos próximos 50 dias, uma ampla reformulação no calendário do futebol brasileiro. O presidente da entidade, Samir Xaud, confirmou que as mudanças vão impactar desde os Campeonatos Estaduais até a Série D do Brasileirão, além da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde.
Uma das prioridades da CBF é ampliar a participação de clubes na Copa do Brasil, hoje com 92 times, sem sobrecarregar as equipes da Série A e B. "A ideia é fortalecer ainda mais a Copa do Brasil, que é a competição mais democrática e a que mais paga no país", destacou Xaud.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A Série D, atualmente disputada por 64 clubes, também passará por mudanças. O torneio deve receber mais participantes, reduzindo o número de times que ficam sem calendário após os Estaduais. O formato regionalizado será mantido.
O dirigente descartou, no entanto, a criação de uma Série E: "Não estou pensando nisso no momento. As Séries C e D já são custeadas integralmente pela CBF."
A Copa do Nordeste e a Copa Verde ganharão novo formato para aumentar a atratividade comercial e gerar mais receitas.
A única alteração já confirmada é a redução dos Estaduais de 16 para 11 datas, nos estados que têm clubes das Séries A e B. Nas demais federações, os torneios poderão ter calendário maior.
Segundo Xaud, as adaptações não ocorrerão de forma imediata. A previsão é que o novo modelo esteja consolidado em até três anos, conciliando as competições nacionais com os torneios internacionais.
"Estamos trabalhando para que o calendário seja mais equilibrado e dê respiro aos jogadores. É um projeto de médio prazo, que vai tornar o futebol brasileiro mais sustentável", concluiu o presidente da CBF.
📱 Acesse o nosso site RadioGeral e TVGeral
📲 Nos acompanhe também nas redes sociais:
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.