CBF regulamenta futebol misto em competições amadoras no Brasil

EsportesInclusão

CBF regulamenta futebol misto em competições amadoras no Brasil

A medida busca maior inclusão da mulher no esporte  

Crédito: Ricardo Duarte/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamentou o futebol misto em competições amadoras no Brasil. O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira (8). A medida, assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, busca maior inclusão da mulher no esporte, permitindo que elas possam ser inscritas em equipes masculinas e times feminino em todas as categorias, desde a iniciação até adulto.

"Com esta mudança, pretendemos democratizar e massificar a prática do futebol pelas atletas, removendo barreiras para o surgimento e o desenvolvimento de novos talentos. A CBF tem investido muito nas Seleções e nas competições femininas de alto rendimento, que contam hoje com um calendário de competições nacionais a partir da categoria Sub-17. O topo da pirâmide está relativamente bem estruturado, mas assentado sobre uma base frágil", afirmou o dirigente.

"É importante destacar que o futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a Sub-10, Sub-12, Sub-14. Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas. Com o tempo, o aumento no número de atletas registradas também poderá levar à criação de equipes e competições exclusivamente femininas nas categorias mais jovens", completou.

Vale lembrar que o futebol feminino permanece exclusivo às atletas femininas, e que a organização de equipes e de competições femininas, de forma dedicada, continuará a ser incentivada pela CBF e pelas Federações filiadas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/