Paulo Foiani aposta em novo projeto e trabalho de longo prazo para sucesso do Fluminense de Feira

EsportesConfiante

Paulo Foiani aposta em novo projeto e trabalho de longo prazo para sucesso do Fluminense de Feira

Treinador já está planejando o seu trabalho no Fluminense

Crédito: Reprodução/Instagram/ Fluminense de Feira

Com o retorno ao Fluminense de Feira confirmado, após seis anos, o treinador Paulo Foiani já trabalha no planejamento com vistas à segunda divisão estadual, que deverá começar entre os meses de abril e maio. Motivado com o novo projeto do clube, o comandante espera que os trabalhos dentro de campo possam ser iniciados em janeiro e assim o time teria aproximadamente 90 dias de preparação para a disputa que colocará duas equipes na Série A baiana em 2025.

O treinador já esteve em Feira de Santana conversando com os gestores André Oliveira e Filemon Neto, quando acertou a sua volta ao tricolor feirense. "O que realmente me atraiu foi a visão deles (os gestores) em relação ao futebol e quando se fala em SAF, a visão precisa ser além daquela do dirigente-torcedor. Eles querem implementar um trabalho profissional e começar a trabalhar agora, nada mais é do que o sinônimo de organização. Me atraiu essa situação porque temos condição de planejar tudo muito bem e com muita antecedência", afirmou Foiani.

Para o profissional, a grande vantagem é evitar as intercorrências eventuais de uma temporada em relação a estrutura de uma equipe de futebol. "Estamos falando de uma segunda divisão, onde a maioria dos times fica com seu planejamento travado em função da verba que é curta, ou ainda da primeira divisão, pois a maioria dos atletas está jogando e os clubes buscam contar com eles para evitar mais despesas com transferências quando se tem que trazer atletas de fora. Aí entra a questão de outros estaduais estarem acontecendo e isso tudo dificulta o trabalho de montagem do time", explicou Foiani.

O treinador vai além e afirma que estas situações atrapalham a preparação da equipe. "A Série B do Baiano é um 'tiro curto': muitas vezes não se tem nem 30 dias de pré-temporada, aí se aposta em outros fatores como a técnica, entrosamento e ritmo de jogo, mas os riscos são bem maiores em relação a um trabalho que começa de maneira antecipada. A gente tem um esquema de jogo, que os atletas só vão entender no decorrer da competição e muitas vezes quando isso acontece, a equipe já perdeu muitos jogos e praticamente fica alijada dos seus objetivos ", observa.

PRÓXIMOS PASSOS

Paulo Foiani disse que já está planejando o seu trabalho no Fluminense. "Primeiro já passei os nomes com os quais eu gostaria de contar na minha comissão técnica e já estou autorizado pelos dirigentes a fazer contatos para que a gente comece a montar o elenco com o qual quero trabalhar. A ideia é que os trabalhos possam começar em janeiro, o que nos daria uns 90 dias para preparar tudo", afirmou.

Com a final das competições espalhadas pelo Brasil, o técnico alertou para a abertura do mercado. "Teremos a forte concorrência dos estaduais, mas temos que entrar na briga para trazer os bons atletas. Um fator que pode pesar a nosso favor é o projeto: a maioria dos jogadores assinam contratos de três, quatro meses enquanto o Fluminense pode oferecer um vínculo mais extenso e com possibilidade de uma preparação bem diferente de outros times", argumentou Paulo Foiani.

No momento, o treinador evitou estabelecer datas para o começo do seu trabalho em campo. "Agora estamos trabalhando na montagem do restante da comissão técnica, ao mesmo tempo em que já estou começando a monitorar mais de perto o mercado para montar o time e falar em datas seria precipitado, mas nos próximos dias as coisas começam a clarear e logo as novidades aparecerão", afirmou o treinador. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/