Goleiro brilha e Croácia avança às quartas de final da Copa do Mundo

EsportesCopa do Catar

Goleiro brilha e Croácia avança às quartas de final da Copa do Mundo

Japão x Croácia empatam no tempo normal 

Crédito: Divulgação/FIFA.com

Livakovic deixou o próprio nome marcado na história da Croácia. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, diante do Japão, nesta segunda-feira, o camisa 1 defendeu três pênaltis - de Minamino, Mitoma e Yoshida - e garantiu a classificação croata às quartas de final da Copa do Mundo. O placar nas penalidades terminou em 3 a 1 - depois de quatro cobranças para cada lado no estádio Al Janoub. No tempo normal, Maeda abriu o placar pelo Japão no primeiro tempo, e Perisic empatou no segundo.

Japão e Croácia fizeram uma primeira etapa equilibrada - com três finalizações para cada - e que teve apenas os minutos iniciais de investidas constantes. O ritmo morno dominou maior parte do duelo, com os croatas valorizando a imposição pela posse de bola e os japoneses trabalhando no erro e com troca de passes até a área. Fechado na defesa, o time nipônico fez valer a postura aos 42 minutos: Daizen Maeda aproveitou o rebote e marcou depois de um escanteio na área, 1 a 0. O lance passou por análise do VAR - por suspeita de posição irregular - e foi confirmado. Sem mais mudanças, o primeiro tempo encerrou com o Japão na frente.

Não houve mudanças nas escalações, mas a Croácia respondeu - em pouco tempo - com o empate. Aos nove minutos, Lovren cruzou da intermediária e Perisic subiu para cabecear para o gol: 1 a 1. O ritmo morno da primeira etapa terminou substituído por investidas frenéticas - somando 10 finalizações em pouco mais de 20 minutos. O Japão finalizou com Endo e parou em boa defesa de Livakovic. Aos 17 quem brilhou foi o goleiro Gonda, após chutaço de Modric de fora da área. Ainda houve novas tentativas de ambos os lados, mas que não resultaram em gol. Com o empate no tempo normal, a decisão partiu para a prorrogação.

A "terceira etapa" começou com cautela de ambos os lados, que evitavam correr riscos. No primeiro tempo da prorrogação, houve cabeceio de Taniguchi pelo Japão e a saída de Luka Modric - ovacionado pela torcida. O gol do Japão quase saiu aos 14: Mitoma deu um chutaço e parou no goleiro Livakovic. Sem redes balançadas, seguiu o empate: 1 a 1. No segundo tempo, o cansaço pareceu ainda mais evidente. As novas chances pararam na marcação e sem redes balançadas. Decisão foi para os pênaltis.

A Croácia converteu com Vlasic, Brozovic e Pasalic - enquanto Livaja acertou a trave. Do lado oposto, o Japão só converteu um, com Asano. Perdeu os outros três com Minamino, Mitoma e Yoshida - em chutes defendidos pelo goleiro Livakovic.

A Croácia avança às quartas de final e aguarda o vencedor de Brasil x Coreia do Sul, que acontece ainda às 16h desta segunda-feira. O Japão, por sua vez, se despede do torneio.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/