Lewis Hamilton e Charles Leclerc são desclassificados após GP dos Estados Unidos

EsportesSaiba motivos

Lewis Hamilton e Charles Leclerc são desclassificados após GP dos Estados Unidos

Os carros dos dois apresentaram infrações técnicas após inspeção  

Crédito: Divulgação/F1

Os pilotos Lewis Hamilton, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari, foram desclassificados do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, após a corrida realizada no último domingo (22), em Austin. Os carros dos dois apresentaram infrações técnicas após inspeção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com isso, Lando Norris, da Mclaren, herdou a segunda colocação e Carlos Sainz, também da equipe italiana, subiu para terceiro.

Hamilton havia cruzado a linha de chegada na segunda colocação, apenas 2s2 atrás do vencedor Max Verstappen, da Red Bull. Já Leclerc terminou a prova no sexto lugar. Após a bandeirada, a FIA constatou irregularidades nas pranchas do assoalho tanto da Mercedes do heptacampeão mundial quanto da Ferrari do monegasco. A dupla infringiu o artigo 3.5.9 do regulamento técnico da F1. O texto fala sobre a espessura da prancha de madeira no assoalho. A peça deve ter pelo menos 10 mm, com tolerância a partir de 9 mm. Ao longo da corrida há um desgaste devido à fricção com o asfalto. Após a nota emitida pela entidade, as duas equipes admitiram que as medições estavam corretas. Segundo elas, o problema foi devido à "combinação única da pista acidentada e do cronograma da corrida sprint".

Além da mudança no pódio, as desclassificações também ajudaram o americano Logan Sargeant, da Williams, a conquistar seu primeiro ponto na principal categoria do automobilismo. O estreante havia terminado a corrida em 12º lugar e subiu para 10º. Quem também acabou somando dois pontos, foi seu companheiro de equipe, Alexander Albon. O anglo-tailandês alcançou a nona colocação

A desclassificação afeta a disputa de Hamilton pelo vice-campeonato do Mundial de Pilotos. Com a segunda colocação, ele havia reduzido a diferença para 19 pontos em relação a Sérgio Pérez, da Red Bull, mas após a punição passa a ser de 39 pontos. O mexicano soma 240 pontos na segunda colocação, enquanto o inglês é o terceiro com 201. Já com o tricampeonato garantido de forma antecipada, Verstappen é líder com 466. A próxima etapa será o GP do México. A 19ª prova da temporada acontece nesta semana entre a sexta-feira (27) e o domingo (29).

Confira o top-10 atualizado do GP dos EUA:

1. Max Verstappen (Red Bull)

2. Lando Norris (McLaren) +10s730

3. Carlos Sainz (Ferrari) +15s134

4. Sergio Pérez (Red Bull) +18s460

5. George Russell (Mercedes) +24s999

6. Pierre Gasly (Alpine) +47s996

7. Lance Stroll (Aston Martin) +48s696

8. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +1m14s385*

9. Alexander Albon (Williams) +1m26s714

10. Logan Sargeant (Williams) +1m27s998 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/