Rossi mira cidadania e sonha com vaga na Seleção
Goleiro argentino pode se tornar elegível para defender o Brasil
Rossi vive um novo capítulo no Flamengo e, possivelmente, em sua própria carreira internacional. O goleiro, um dos pilares da equipe rubro-negra desde 2023, iniciou o processo de naturalização brasileira. Caso a documentação seja aprovada, o jogador de 30 anos poderá, pela primeira vez, tornar-se elegível para vestir a camisa da Seleção Brasileira. Embora tenha sido convocado pela Argentina em 2021, nunca chegou a disputar uma partida oficial da Fifa, o que mantém aberta a porta para uma mudança de nacionalidade esportiva.
No campo das regras, a Fifa permite que atletas naturalizados defendam uma nova seleção se atenderem a critérios específicos. Rossi se encaixa em um deles: residir há pelo menos cinco anos no país que pretende representar e não ter atuado em jogos oficiais pela antiga seleção. O processo, no entanto, é burocrático e depende de autorização formal da entidade máxima do futebol, além do cumprimento dos pré-requisitos legais de residência e integração cultural exigidos pela legislação brasileira.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para o Flamengo, a naturalização tem efeito duplo. De um lado, reforça a identificação do jogador com o clube e com o país onde se consolidou como titular e líder técnico. De outro, reduz as limitações de inscrição de estrangeiros no elenco, abrindo espaço para eventuais contratações. A diretoria, inclusive, apoia formalmente o pedido do atleta, que tem contrato até 2027 e planos de permanecer por mais tempo no Rio.
A hipótese de Rossi vestir a amarelinha ainda soa improvável, especialmente pela simbologia de um argentino na Seleção Brasileira. Mas, no futebol globalizado, fronteiras tornaram-se porosas e pertencimentos, fluidos. Caso o processo avance, o goleiro não apenas ampliará seu legado no Flamengo, como também encarnará um símbolo de integração contemporânea, onde a identidade esportiva pode ser tão plural quanto o jogo que a inspira.
📱 Acesse o nosso site RadioGeral e TVGeral
📲 Nos acompanhe também nas redes sociais:
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.