Vanderlei Cordeiro de Lima fecha Maratona de Atenas e revive aviãozinho em templo do esporte

EsportesAtletismo

Vanderlei Cordeiro de Lima fecha Maratona de Atenas e revive aviãozinho em templo do esporte

O brasileiro foi ovacionado ao completar a Maratona de Atenas  

Foto: Eduardo Biermann/Buena Onda

Dezenove anos depois da icônica cena de Vanderlei Cordeiro de Lima completando sorridente uma maratona olímpica em uma injusta terceira colocação, o Estádio Panatenaico, templo de esporte em Atenas, reviveu a cena.

O brasileiro foi ovacionado ao completar a Maratona de Atenas, sua primeira em quase 15 anos, aos 54, desta vez acompanhado do técnico da carreira toda, Ricardo D'Angelo. Já demonstrava alguma fraqueza, porém, e minutos após a chegada na casa de 2h54min, pediu atendimento médico, reclamando de fadiga muscular.

Percorrendo o mesmo percurso da maratona olímpica de 2004, a prova usa o slogan de "a autêntica" porque refaz, mais de 2,5 mil anos depois, o trajeto percorrido por Pheidíppides, da cidade de Maratona a Atenas, trazendo a notícia da vitória dos atenienses na guerra contra os espartanos.

Vanderlei não se dedicava a uma prova como fez para a Maratona de Atenas desde sua aposentadoria, na Maratona de Paris de 2009. Ele até entrou em uma corrida ou outra neste meio período, de forma promocional, nunca com o treinamento adequado. Desta vez, fez até preparação na altitude da Colômbia, em Paipa, acompanhado por D'Angelo.

O objetivo era correr a maratona em torno de 3h20min, com um tempo progressivo, correndo mais rápido na metade final do que na inicial. Mas Vanderlei sentiu-se bem no começo e imprimiu um ritmo mais forte. "Passei a primeira hora com 1h25min e a segunda metade acrescentei mais cinco minutos e cheguei bem. Quer dizer, bem na condição de falar porque finalizar, porque eu cheguei mal para caramba fisicamente, né?", comentou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/