Série B: Vitória conquista primeiro título nacional da história do clube

EsportesCampeonato Brasileiro

Série B: Vitória conquista primeiro título nacional da história do clube

Depois de 124 anos, Vitória conquista um título nacional  

Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Depois de 124 anos, o torcedor do Vitória pode dizer que é dono de um título nacional. Com o placar de 1 a 1 entre Guarani e Criciúma nesta terça-feira (14), no Brinco de Ouro, o Leão sagrou-se campeão da Série B de 2023.

Foram necessárias apenas 36 rodadas de 38 para a confirmação do feito. O Tigre de Santa Catarina era o único adversário que poderia alcançar os 69 pontos do Rubro-Negro baiano. Para isso, precisava vencer o Bugre em Campinas (SP). Não aconteceu.

A taça da Série B coroa uma campanha irretocável do Vitória. Em 36 jogos disputados até o momento, a equipe treinada por Léo Condé acumulou 21 vitórias, seis empates e nove derrotas, com 48 gols marcados e 28 sofridos. É dona do terceiro melhor ataque e da terceira melhor defesa da competição. Tem um aproveitamento de 63,9% dos pontos conquistados e só teve a meta vazada em 16 jogos.

Fundado em 1899, o Leão chega a seu 49º troféu na história. Na galeria, estão também 29 do Campeonato Baiano, 11 do Torneio Início da Bahia, 3 da Taça Estado da Bahia, 4 da Copa do Nordeste e um do Torneio José Américo de Almeida Filho.

No âmbito nacional, o Rubro-Negro baiano bateu na trave algumas vezes. Foi vice-campeão da Série B de 1992, do Campeonato Brasileiro de 1993, da Série C de 2006 e da Copa do Brasil de 2010.

Em 2023, a trave não foi empecilho. O Vitória foi líder em 24 das 36 rodadas que disputou até aqui e só ficou de fora do G-4 em duas delas.

A entrega da taça será no próximo sábado (18), no Barradão, quando o Leão recebe o Sport, às 17h, pela 37ª rodada da Série B.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/