10ª edição da EndoMarcha neste sábado, 25, em Feira de Santana

GeralConscientização

10ª edição da EndoMarcha neste sábado, 25, em Feira de Santana

Serão 12 cidades em todo Brasil que receberão o evento 

Crédito: Divulgação
No próximo sábado (25), acontecerá a 10ª edição da EndoMarcha – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarch - Million Women March for Endometriosis), simultaneamente em 75 países e no Brasil 12 cidades sairão às ruas para lutar pelo diagnóstico precoce, tratamento completo e gratuito e políticas públicas efetivas, e Feira de Santana é a única cidade da Bahia que participa pelo 5º ano consecutivo.

No Brasil a marcha ocorre desde a 1ª edição mundial, em 2014, sempre como líder em número de cidades participantes, e a deste ano, será uma releitura de 2020, que foi adiada por conta da pandemia que atingiu o mundo 15 dias antes do evento, e o início da comemoração dos 10 anos de caminhada. Neste ano, a EndoMarcha Time Brasil contará com 12 cidades de norte a sul do país: Boa Vista, Brasília, Baixada Santista, Campo Grande, Feira de Santana, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo e Uberlândia. A concentração está marcada às 9h (horário de Brasília), com início da caminhada as 9:40h em todas as regiões. Para participar, os interessados devem realizar seu cadastro gratuitamente no link.

"A marcha é o único evento legítimo mundial de reivindicação pelos nossos direitos, pelo diagnóstico precoce e pelo reconhecimento da endometriose como doença social, com a criação de políticas públicas para que haja tratamento completo pelo SUS em pelo menos todas as capitais do país", afirma Caroline Salazar, capitã brasileira da EndoMarcha, jornalista e autora do blog A Endometriose e Eu.

A caminhada também visa conscientizar mulheres, familiares, amigos e especialistas acerca da possibilidade de cura da doença. Pouco abordada no Brasil, a cirurgia de excisão/ressecção com o reconhecimento de todas as cores e formas das lesões é a que mais apresenta chances de erradicar a doença, devolvendo a qualidade de vida e levando a portadora de endometriose à cura. Além disso, neste ano a marcha celebra um grande avanço para as endomulheres brasileiras: o primeiro ano do nosso tão sonhado Dia de Luta contra a Endometriose, 13 de março, uma das reivindicações da EndoMarcha Time Brasil, com a sanção da lei 14.324/2022 em abril de 2022. Além do 13 de março teremos também a Semana Nacional de Educação Preventiva e Enfrentamento à Endometriose. O dia escolhido é em homenagem à 1ª edição da EndoMarcha no Brasil e no mundo: 13 de março de 2014.

A ideia do projeto surgiu em outubro de 2014, quando Campo Grande, MS, instituiu 13 de março, como Dia Municipal de Luta contra a Endometriose – e a Semana Nacional. Em 2016, a lei foi para âmbito estadual, em Roraima, e, apenas em 2019, Caroline encontrou uma deputada para encabeçar o projeto: Daniela Carneiro (União Brasil/RJ), e hoje ministra do Turismo e autora do PL 3047/2019 que deu origem à lei. "Este feito é uma grande conquista nossa, especialmente da EndoMarcha. Com o dia e a semana nacional teremos mais chances e falar sobre a endometriose, seus sintomas e, assim, diminuir o tempo de diagnóstico que oje leva de 7 a 12 anos. Agradeço imensamente à deputada Daniela por ter conduzido com aestria o projeto na Câmara Federal", declara a capitã da EndoMarcha Time Brasil.

Em Feira de Santana, no dia 17 de fevereiro deste ano, foi publicada a Lei 4.125, que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Enfrentamento à Endometriose, que será realizada na terceira semana do mês de março. Para Layane Cedraz, que é a capitã da Endomarcha em Feira de Santana, essa é uma grande conquista para as endomulheres, "recebi com grande alegria essa Lei, que um demonstrativo de que o poder público está atento a importância e cuidados que devem ter com esta doença, mas espero sinceramente que não seja uma Lei 'do papel', que ela efetivamente contribua e cuide com a atenção que precisa ter com as mulheres portadoras de endometriose e, principalmente, viabilize os exames e tratamentos para as que chegarem com sintomas".

ENDOMETRIOSE

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de um tecido semelhante ao endométrio em diversos locais do corpo. Os sintomas podem incluir cólicas menstruais fortes, inclusive, fora do período menstrual, dor durante e após as relações sexuais (dispareunia), fadiga/cansaço extremo, inchaço abdominal, dor e ou sangue nas fezes e na urina, dor no ombro, entre outros. Estima-se que 200 milhões de meninas e mulheres sejam atingidas pela endometriose em todo o mundo.

No Brasil, a estimativa é que esse número seja superior a 10 milhões de portadoras. "Um dado alarmante é que uma em cada 10 mulheres tem a doença. Por isso esses números podem ser muito maiores", ressalta Caroline.

A ENDOMARCHA

A concentração da EndoMarcha em Feira de Santana será as 9h na antiga Pça Marcus Morais seguindo em caminhada para a Praça da Prefeitura, que terá um espaço de saúde da mulher com serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Clinica Sins e Unex, e será o momento em que médicos e portadoras falarão sobre a doença. As primeiras pessoas que chegaram para participar receberão camisa do movimento.

A ENDOMARCHA Feira de Santana tem o apoio da Prefeitura Municipal, Unex, Clinica Ceigin, Casa Esportiva, Clinica Sins, Corujão, Unicred, Casa Pomaredo, Bullos, Mercante Distribuidora e Vereadora Lu de Ronny. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/