Agente de Saúde integra serviços de saúde da atenção básica à comunidade

Geral​Feira de Santana

Agente de Saúde integra serviços de saúde da atenção básica à comunidade

O momento é de homenagem 

Crédito: Divulgação
Até última sexta-feira (1), os mais de 800 agentes comunitários de saúde de Feira de Santana, participaram do evento comemorativo aos 30 anos de criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) criado pelo Ministério da Saúde, em 1991, como estratégia para fornecer cuidados em atenção primária à saúde a partir de pessoas da própria comunidade.

Além disso na segunda-feira (4), é comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde, profissional importante como elo de ligação entre Governo e população no atendimento às demandas relacionadas à área de saúde.

A Lei nº 11.585/2.000 instituiu a data 04/10, como o marco de homenagem ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

Diante disso, Nelson do Rosário, presidente do Sindicato dos Amigos de Saúde de Feira de Santana e diretor do Conselho Administrativo da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde de Combate a Endemias do Brasil, explicou que o momento é de homenagem. "Nós estamos aqui fazendo uma comemoração dos 30 anos dessa categoria dos Agentes comunitários de Saúde em Feira de Santana onde os pioneiros foram homenageados. Graças a eles nós estamos hoje comemorando esses trinta anos do agente comunitário", explica ele. Cerca de 40 trabalhadores ativos comemoraram os 30 anos que iniciaram os trabalhos e receberam homenagens.

Hoje o agente comunitário atua com o indivíduo como um todo: desde a gestação à maior idade. O agente comunitário atua desde a visitação nas casas, acompanha a gestante e idoso, pesa as crianças, direciona para o pré-natal, direciona o homem e a mulher que é hipertenso e diabético para tomar medicação da forma correta, entre outras ações.

Atualmente, as maiores dificuldades que os agentes tem enfrentado no seu dia a dia são a falta de fardamento e a falta de recebimento do adicional de jornada excedente. "Hoje é fardamento que o fardamento que tem seis anos que a gente recebeu. Não recebemos Premac e o Premina Brasil, não recebemos a JE que é adicional de jornada excedente. O incentivo que nós recebíamos no final de ano, também não é pago. E o nosso tão sonhado PCCR - Plano de Cargo Carreira e Remuneração - que a gestão não quis sentar para discutir", conta o sindicalista.

Para o secretário de Saúde do município, Marcelo Britto, a importância do agente comunitário é ligar o poder publico a comunidade. "Os agentes comunitários de saúde são exatamente o elo entre a Secretaria Municipal de Saúde e a população. É esse agente que vai na residência, ele que vai verificar qual é a necessidade das pessoas e vão sinalizar a secretaria que ações são importantes pra nós podermos chegar na ponta, fazer com que as ações de saúde tenham efetivo resultado. Então acho que é uma categoria das mais importantes que nós temos e todo prestígio a ele meus parabéns e mais ainda meus agradecimentos em nome da secretaria, ao belíssimo trabalho que eles fazem", afirmou.

O EVENTO

O evento que aconteceu durante a semana consistiu em fotografias de ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão em exposição no Shopping Cidade das Compras, em homenagem aos 30 anos do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde-PACS.

O vice-prefeito Fernando de Fabinho acompanhou o início das comemorações. "São profissionais que fazem a ponte entre a comunidade e a Secretaria de Saúde. Eles que vão até as casas para saber como os moradores estão e o que precisam. É um grupo de grande importância e merece os parabéns pelo trabalho que exercem para a população", parabenizou o titular da Saúde.

Há 29 anos, Eliana Boaventura se dedica à profissão de Agente Comunitária de Saúde. Ela disse que não mede esforços para oferecer o melhor atendimento de saúde para a população. "Eu amo o meu trabalho", disse.

Em Feira de Santana, existem 856 profissionais em atividade, distribuídos em 150 equipes que percorrem as áreas de abrangência das unidades de saúde. O trabalho dos agentes comunitários contribuem para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/