APAE comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

GeralFeira de Santana

APAE comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017

Crédito: Mario Sepulveda/FE

Entre os dias 21 a 27/8 é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Nesta terça-feira (22), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Feira de Santana, assim como milhares de entidades que estão em diversos municípios brasileiros, entre outras atividades, irão fazer uma caminhada festiva pelo centro de Feira de Santana para marcar a semana. O evento visa promover a atenção da sociedade para a necessidade de se respeitar as diferenças entre as pessoas. E para que haja mais contribuições a entidades como a APAE, que cuida de pessoas com deficiências.

Elivaldo Alves de Moraes, presidente da APAE de Feira de Santana, diz que o maior objetivo da instituição é conseguir o apoio de toda sociedade. "Estamos dando início a semana de deficiência múltipla e estamos tendo palestras, apresentações, várias atividades que acontecerão na quadra de nossa instituição. Atendemos 2500 pessoas diariamente. Nesta terça-feira (22), realizamos a nossa famosa caminhada para chamar a atenção da sociedade para nosso movimento e esperamos a colaboração de todos", apela.

Deraldo Azevedo, diretor da APAE salienta que no evento, além de chamar atenção da sociedade, pretende divulgar o trabalho que a instituição oferece, como também cobrar dos gestores públicos que as leis sejam cumpridas. "Temos muitas leis no país que não são cumpridas. Queremos deixar claro também que a gente convida a sociedade como um todo para estar junto conosco da APAE, independentemente de ser pessoas com deficiência ou não".

Sobre a dificuldade financeira enfrentada pela entidade e, até mesmo, ameaça de fechamento no município, o gestor explica que, apesar de ter recebido repasses recentemente, ainda há verbas atrasadas. "Temos algumas dificuldades com relação a repasses, mas isso está sendo normalizado. Antes de iniciar as atividades recebi uma ligação da Secretaria de Saúde dizendo que a gente poderia fazer o recibo para receber a verba de subvenção dos vereadores de 2023, mas ainda estamos aguardando receber a de 2022, que falta uma questão de ajuste interno entre eles do Fundo Municipal de Saúde, para poder liberar também a de 2022. E na parte da Secretaria de Educação, a gente está aguardando também o repasse de 2022, tanto da Câmara de vereadores, como também da SEDESO", explica.

Problemas estruturais

Maria das Graças, funcionária da APAE, aproveita a oportunidade para denunciar uma situação com a passarela de acesso, localizada ao lado da instituição, no centro da cidade. "Nós estamos aqui com problemas na passarela, onde há um mau cheiro e não conseguimos trabalhar na escola que fica ao lado e temos que conviver o dia a dia com esse mau cheiro e com lixo. A passarela está abandonada e eu gostaria que as autoridades de Feira de Santana fizessem algo para mudar essa realidade que vivemos há anos. Mandamos um ofício à prefeitura para que enviassem para a secretaria competente, mas não houve resposta. A situação prejudica os alunos, mães e funcionários", reclama.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/