Cultura gospel reconhecida como manifestação de relevante interesse público pela Câmara Municipal

PolíticaReconhecimento

Cultura gospel reconhecida como manifestação de relevante interesse público pela Câmara Municipal

O artigo 5º do projeto destaca que a realização dos eventos culturais de natureza gospel deverá respeitar os princípios da impessoalidade, pluralidade e transparência 

Foto: Izinaldo Barreto/ Secom

A cultura gospel será reconhecida, em Feira de Santana, como manifestação cultural de relevante interesse público. É o que propõe um projeto de lei de autoria do vereador Ismael Bastos (PL), aprovado ontem (8), pela Câmara Municipal, em segunda discussão. Para se tornar lei, é necessário que o projeto seja sancionado pelo Poder Executivo. Além do reconhecimento formal, a proposta também institui o Dia Municipal da Cultura Gospel, a ser comemorado anualmente em 9 de junho.

O objetivo da proposta, segundo o autor, é valorizar e promover a música e pregação gospel como formas de expressão cultural, fomentar a realização de eventos, estimular a inclusão social e fortalecimento de valores éticos e morais. "Devemos fomentar a promoção de atividade voltadas para o segmento, que contribuam para a integração da comunidade e o desenvolvimento cultural da cidade", defende Ismael.

Para tanto, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, poderá apoiar eventos do gênero, organizados por igrejas e outras instituições religiosas. O apoio público poderá incluir parcerias com entidades, inclusive da iniciativa privada, disponibilização de espaços para a realização dos diversos acontecimentos do meio gospel, concessão de incentivos, patrocínios ou outras formas de incentivo previstas em lei.

O artigo 5º do projeto destaca que a realização dos eventos culturais de natureza gospel deverá respeitar os princípios da impessoalidade, pluralidade e transparência, assegurando o acesso igualitário a todos os interessados.

Ismael argumenta que a cultura gospel é uma expressão cultural que difunde valores éticos e morais, e por isso, considera um importante instrumento de inclusão social e fortalecimento da identidade cultural. Para o parlamentar, a inclusão de igrejas e organizações religiosas na organização de eventos visa respeitar a realidade local, considerando que essas instituições são historicamente responsáveis por disseminar a música gospel e promover ações culturais do gênero.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 09 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/