Arquidiocese de Feira de Santana realiza missa especial para gêmeos

GeralSaiba mais

Arquidiocese de Feira de Santana realiza missa especial para gêmeos

Muitos gêmeos participam da comunidade paroquial 

Crédito: Divulgação

As comemorações em homenagem a todos os gêmeos, serão realizadas através de uma missa festiva, neste domingo (24), de 10 horas, na Catedral Metropolitana Sant'Ana. A realização é da Paróquia de Sant'Ana.

"O que nos levou a criarmos essa celebração, especialmente para os gêmeos em nossa comunidade, sugestão do nosso arcebispo emérito, Dom Itamar Vian, ele nos provocou, uma vez que existe o seguimento muito grande na cidade e é algo que nunca foi feito antes e seria uma forma dessas pessoas se sentirem homenageadas em nossa comunidade. Essa missa, como toda celebração eucarística, é um momento de agradecimento, de ação de graças a Deus pelo dom da vida e, de modo especial, renderemos graças pela vida de todos os gêmeos", explica Padre Paulo.

O sacerdote diz ainda que muitos gêmeos participam da comunidade paroquial e que conhecem muitos outros também. "O objetivo foi contemplá-los. Um aspecto hereditário, que não é tão raro assim e, então, sentimos o desejo de realizar tal celebração. Entretanto, toda comunidade paroquial e feirense é convidada. A animação da celebração, no canto, na leitura, terá gêmeos que integram nossa comunidade"

Santos Gêmeos

Dia 26 de setembro, é comemorado o dia dos dois dos santos mais citados na Igreja católica: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Segundo a literatura litúrgica, viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor entre os séculos III e IV) e, desde jovens, eram reconhecidos pela habilidade deles como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam para muitos a saúde do corpo e da alma.

Cosme e Damião são santos com devoções bem antigas e que ultrapassam as fronteiras da Igreja Católica. A morte dos irmãos gêmeos teria acontecido em 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros. Mas nem mesmo na Igreja Católica há consenso.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/