Banco de Leite do Hospital da Mulher intensifica ações para aumentar número de mães doadoras
A qualidade do trabalho desenvolvido permitiu à unidade de saúde receber o título de Hospital Amigo da Criança.
O Bando de Leite do Hospital Inácia Pinta dos Santos (Hospital da Mulher) está intensificando, durante todo este mês, as ações de coleta e captação de novas mães doadoras. A estratégia ocorre em meio às comemorações pelo Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado na próxima segunda-feira, 19 de agosto, e como parte da campanha Agosto Dourado, que visa conscientizar sobre a importância da amamentação.
Em entrevista ao Folha do Estado, a coordenadora do Banco de Leite, Nadja Vieira, comemorou os resultados obtidos até agora, com o aumento do número de mães doadoras e da quantidade de frascos de leite.
"O leite que essas mães doam é muito importante, porque nascem muitos bebês prematuros e que precisam do leite para sobreviver. Então, essas mães que têm leite excedente entraram em contato conosco e aumentou a quantidade de doadoras, aumentou a quantidade de leite do banco e nós estamos atualmente com 219 litros. Não é ainda uma quantidade boa para se ter estoque, mas estamos com uma quantidade que é pelo menos a metade do que a gente precisa", informou a enfermeira.
Os bebês que se alimentam do leite fornecido pelo banco recebem o alimento pasteurizado. A qualidade do trabalho desenvolvido permitiu à unidade receber o título de Hospital Amigo da Criança. Conforme Nadja Vieira, até o final de agosto, diversas ações externas e atividades internas serão realizadas para garantir que os estoques permaneçam em níveis adequados.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Vamos ter atividades o mês inteiro. Dia 1º, entregamos um enxoval ao primeiro bebê que nasceu, e o segundo bebê ganhou um kit de higiene. E em todos os dias temos feito atividades dentro da unidade, como roleta da amamentação, que é fazer perguntas às mães no alojamento conjunto sobre a importância do aleitamento, e a mãe que acerta, a gente dá um brinde. Vamos ter ainda o curso de manejo da lactação com os profissionais daqui da unidade e um dia de palestra sobre colostro terapia. No final do mês, dia 31, a gente encerra com uma caminhada na Noide Cerqueira, falando sobre a importância do aleitamento materno", detalhou.
Para fazer parte do time de mães doadoras do Hospital da Mulher basta entrar em contato com o Banco de Leite através do telefone 75. 3602 7156. Uma equipe do hospital irá passar todas as orientações necessárias para que a coleta seja feita de forma segura e facilitada para as voluntárias.
"A gente precisa realmente que mães que têm leite excedente, entrem em contato conosco, para que possamos ir até a residência delas. Essa mãe não precisa vir à unidade se ela quer ser doadora, basta ligar, dar o nome completo, endereço, pois a gente trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiro, e as bombeiras vão à residência da mãe, preenchem o cadastro dela, olham os exames que ela fez durante o pré-natal, os exames de sangue, ensinam como ela vai retirar esse leite e como guardar no congelador. Uma vez na semana, o nosso carro passa na residência dela para trazer o leite, que será pasteurizado", explicou Nadja Vieira.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.