Cerest de Feira de Santana recebe nota máxima em avaliação do Ministério da Saúde
Dos 197 Cerests implantados no Brasil, 24 ficaram com a pontuação máxima de 78 pontos, entre esses está o órgão feirense
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana atingiu a pontuação máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde.
Dos 197 Cerests implantados no Brasil, 24 ficaram com a pontuação máxima de 78 pontos, entre esses está o Cerest de Feira de Santana.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para a chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal, o resultado destaca a excelência do trabalho desenvolvido pelo órgão, que atua de forma regionalizada, atendendo Feira e outros 27 municípios da região.
"O desempenho do Cerest reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, além de fortalecer a articulação regional para garantir respostas rápidas e eficazes aos agravos relacionados ao ambiente de trabalho", destaca.
O Cerest é responsável por oferecer suporte técnico especializado aos municípios, incluindo diagnóstico, tratamento e exames complementares relacionados à saúde do trabalhador, além de notificar casos e emitir relatórios que auxiliam no planejamento de políticas públicas.
Notificações de acidentes de trabalho
Em 2024, o órgão municipal notificou 1.896 ocorrências relacionadas a acidentes de trabalho. Neste ano, entre os meses de janeiro e junho, foram registradas 965 notificações.
"As notificações são indispensáveis para o planejamento de ações integradas da rede de serviços do SUS em atenção à saúde do trabalhador", reforça Verena Leal.
Ainda conforme a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, entre os casos notificados, metade está relacionada a situações de violência e acidentes de trânsito. Já os acidentes ocorridos na construção civil representam um terço das mortes registradas no período.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.