CRAS Queimadinha promove ação de conscientização pelo Novembro Negro

GeralNovembro Negro

CRAS Queimadinha promove ação de conscientização pelo Novembro Negro

A ação teve como propósito estimular a reflexão sobre a luta histórica da população negra 

Fotos: Danielly Cerqueira

Na manhã desta quarta-feira (19), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pe. Thomas Wahlstrom, no bairro Queimadinha, realizou uma atividade especial em alusão ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20). A ação teve como propósito estimular a reflexão sobre a luta histórica da população negra, o enfrentamento ao racismo e à discriminação, além de promover a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

O encontro reuniu usuários do CRAS em um momento de diálogo conduzido por profissionais da unidade e convidados. Durante a palestra, foram discutidos temas como desigualdades raciais, direitos humanos, representatividade e a importância do reconhecimento das raízes africanas na formação da sociedade brasileira.

A programação incluiu ainda um desfile de misses afro de Feira de Santana, destacando a beleza, a estética, o orgulho e a força da representatividade negra.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, a atividade reforça o papel do CRAS como espaço de acolhimento e formação cidadã. "Foi um momento de interação e conhecimento. Trouxemos para a comunidade reflexões sobre a consciência negra, validando a história de luta e resistência de tantas gerações. É gratificante perceber o envolvimento da comunidade, que quer participar e ampliar seus conhecimentos. O CRAS é uma porta aberta para a família", destacou.

O coordenador da unidade, Luíz Carlos Silva, ressaltou que ações como essa fortalecem os vínculos entre o serviço e a comunidade. "O CRAS desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Trazer o debate sobre a consciência negra faz parte desse processo, porque contribui para a construção de identidade, respeito e pertencimento", afirmou.

A iniciativa integra a programação municipal do Novembro Negro, reforçando o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a promoção da igualdade racial e o combate a todas as formas de discriminação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 19 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/