Defesa Civil monitora córregos e canais em áreas com risco de alagamentos em Feira

GeralChamadas

Defesa Civil monitora córregos e canais em áreas com risco de alagamentos em Feira

Órgão municipal já recebeu 275 solicitações este ano.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Apesar da diminuição de chuvas fortes em Feira de Santana, nos últimos dias, a Defesa Civil continua monitorando áreas consideradas de risco no município. Na manhã desta quinta-feira (16), equipes do órgão visitaram um córrego situado na Avenida Tomé de Souza, no Conjunto Feira IX, onde, devido ao transbordamento das águas provocado pelas chuvas, alguns moradores foram severamente prejudicados, após terem seus imóveis danificados pela enxurrada.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Anna Karoline Rebouças, ao Folha do Estado, o monitoramento é realizado, independente das chuvas, em córregos, canais e imóveis próximos a estes locais. Ela informou que, de janeiro até esta quinta-feira (16), o órgão recebeu 275 solicitações por parte da população. Os bairros de maior preocupação são Campo Limpo, Mangabeira, Cidade Nova, Baraúnas, Papagaio e Tomba.

"Nosso mapeamento é feito pelas chamadas de solicitações. A Defesa Civil recebe as demandas através do 156. Vamos a campo averiguar se há risco de alagamentos, inundações ou enxurradas e fazemos os direcionamentos para as secretarias de atuação. Hoje a gente direciona muito nossas demandas, tanto para a Soma (Superintendência de Operações e Manutenção) quanto para Sesp (Secretaria de Serviços Públicos), como também para Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e a Semman (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), depende muito das denúncias que a gente recebe", explicou a coordenadora.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Previsão do tempo

Em relação à previsão do tempo para os próximos dias em Feira de Santana, a coordenadora da Defesa Civil informou que, à medida que se aproxima o período do inverno, as chuvas tendem a ser mais fracas e contínuas, o que facilita o escoamento das águas.

"Temos agora na estação do outono para o inverno, chuvas que ocorrem ao longo do dia, mais fracas e por períodos mais longos. Não dá tempo de ocorrer alagamentos por completo no município, nas ruas ou em áreas onde temos canais, pois a água começa a escoar com mais facilidade. Não tem acúmulo de intensidade em um curto tempo, então acaba não acumulando como na estação do verão. Nosso município sofre muito na questão do verão, que é a estação que a gente tem muita preocupação, de outubro até início de abril", explicou.

Conforme o acompanhamento do clima feito pelo órgão municipal, no próximo sábado (18), há a previsão de chuva, porém fraca.

"O estado da Bahia neste momento não se encontra com alertas em relação a chuvas, teremos um tempo em que a temperatura já começa a cair, as chuvas já começam a ser de garoa ao longo do dia. Então sábado temos previsão de algumas pancadas de chuvas, mas não é nada significativo em relação a tempestades ou algo parecido. A região de Feira o outono e inverno é um período mais tranquilo", destacou.
Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Limpeza em canais e córregos

A situação dos córregos e canais de Feira de Santana também é alvo de preocupação da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), que em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), já recolheu aproximadamente 3 mil toneladas de lixo destes locais de janeiro a maio de 2024.

Além de lixo doméstico, descartado de forma irregular, foram recolhidos entulhos e materiais inservíveis de todo tipo como sofás, geladeiras, televisão, uma grande quantidade de pneus, blocos de construção e materiais de demolição.

"São condições extremas e quando você associa isso a toda a camada orgânica que vem, vai gerando restrições, perda de vazão, e isso tudo contribui e compromete gerando efeitos na microdrenagem da cidade", alertou João Vianney, superintendente da Soma. (Veja a matéria completa aqui)

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 22 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/