Dia da Cerveja: Anffa Sindical alerta sobre os cuidados na hora de escolher o produto
Auditores fiscais federais agropecuários garantem que a bebida mais popular do País chegue ao copo com qualidade, origem comprovada e dentro dos padrões sanitários
Sextou com uma cervejinha gelada? Então que seja com responsabilidade e, acima de tudo, com segurança. Neste 1º de agosto, Dia da Cerveja, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) celebra a data reforçando a importância do trabalho dos profissionais da carreira, responsáveis por garantir que a bebida mais popular do País chegue ao consumidor com qualidade, dentro dos padrões sanitários e com procedência comprovada. O sindicato chama atenção para a importância de buscar produtos com o selo de inspeção oficial, que atesta a fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e lembra que qualquer suspeita de irregularidade pode e deve ser denunciada.
Das matérias-primas ao copo, a atuação dos auditores fiscais federais agropecuários se estende por todas as etapas da cadeia produtiva da cerveja. Desde a fiscalização e orientação de produtores no campo, com a produção de cevada, trigo, lúpulo e insumos, como fertilizantes e agrotóxicos, até a anuência da importação de matérias-primas para fins cervejeiros.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Esses profissionais ainda estão presentes nas cervejarias, acompanhando processos, exigindo boas práticas de fabricação, além da rotulagem correta e expedição do produto final. Tudo isso para garantir a segurança da população e coibir práticas que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.
Além da indústria, os auditores também atuam na fiscalização do comércio, colaborando com orientações para o consumidor e analisando em laboratórios oficiais as características das bebidas. Ao comprar uma cerveja, é fundamental observar se o rótulo contém o número de registro do produto ou do estabelecimento importador, informação obrigatória nas bebidas.
Também vale atenção ao teor alcoólico declarado, que deve estar claramente classificado entre: cerveja sem álcool ou desalcoolizada (com menos de 0,5%), cerveja com teor alcoólico reduzido (entre 0,5% e 2%) e cerveja (de 2% até 54%). Essas informações ajudam o consumidor a fazer escolhas mais conscientes e compatíveis com seu perfil ou restrições de consumo.
"A atuação dos auditores fiscais federais agropecuários é essencial não só para a saúde pública, mas também para a manutenção de um mercado justo. Garantimos que todos os produtores sigam as regras, evitando fraudes e concorrência desleal. É um trabalho técnico, silencioso, mas fundamental para a confiança do brasileiro no que consome", destaca Janus Pablo Macedo, presidente do Anffa Sindical.
Como denunciar?
Segundo os auditores fiscais federais agropecuários, a orientação é verificar o selo de certificação do Mapa na embalagem e evitar comprar produtos com preços muito abaixo da média ou que apresentem alterações de cor, cheiro ou sabor. Caso haja suspeita de fraude, o consumidor pode fazer uma denúncia anônima pelo portal Fala.BR, relatando o máximo de detalhes sobre o produto e a empresa envolvida.
Neste Dia da Cerveja, o Anffa Sindical reforça a importância da fiscalização sanitária para a saúde da população. Seja nas bebidas ou nos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, o trabalho dos auditores fiscais federais agropecuários é uma garantia de segurança e confiança. O sindicato valoriza essa atuação e segue na luta por melhores condições para o desempenho da carreira, sempre ao lado da sociedade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.