Dia do Agricultor: feirenses comemoram a data com esperança e colheita farta
Agricultores defendem fortalecimento da agricultura familiar e celebram as chuvas
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Silvaney Araújo, o período chuvoso tem sido um dos fatores determinantes para uma safra promissora em 2025.
"Para a gente, é um dia muito importante, não só para a Feira, mas para todo o Brasil. Nosso alimento vem dessa produção, do agricultor familiar, homens e mulheres no campo, fazendo acontecer, cada um no seu campo, cada um esperando o seu futuro, o seu espaço, os seus desejos e fazendo com que essa atividade seja tão forte no nosso país e aqui em Feira de Santana não é diferente", celebra.
De acordo com o gestor, para apoiar os produtores, a Prefeitura de Feira de Santana tem adotado medidas paralelas à licitação de sementes, como o estímulo à aração de terras em parceria com 14 associações locais.
"Este ano, graças a Deus, desde o dia 1º de maio está chovendo toda semana, direto. Então, a gente, graças a Deus, está sendo muito agraciado por Deus com esse período chuvoso, pois já está chegando agora em agosto, e a chuva está aí continua. Então, não tenho dúvida que vai ter uma boa safra este ano e trazer alegria para o nosso povo. A Secretaria não teve tempo de fazer a licitação da semana, inclusive, a gente soltou agora para já comprar para o ano que vem, a licitação do dia 30 vai acontecer na Cuba de Sementes. Mas, paralelo a isso, a gente chamou 14 associações que têm os tratores e estamos plantando em parceria com eles, fomentando o valor para que eles também façam a aração de terra. Paralelo a isso, quatro tratores da Prefeitura estão arando terra distribuída nos distritos. A gente conseguiu agora 15 mil mudas, que vamos distribuir agora no dia 15 de agosto, onde iremos buscar lá na biofábrica de mudas em Ilhéus que serão distribuídas em Feira de Santana".
Viveiro
Outro avanço mencionado foi o início da implantação de um viveiro de mudas em parceria com a Embasa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), que deve contribuir para a diversificação da produção e preservação ambiental.
"A gente está começando também um Viveiro de muda junto com a Embasa e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM). Então, vamos dar pequenos passos nestes sete meses de atividade para colher bons frutos próximos".
Principais Desafios
Apesar das boas perspectivas, Silvaney Araújo reconhece que ainda há desafios significativos a enfrentar, especialmente em relação à infraestrutura das estradas rurais e escolas na zona rural.
"A prefeitura tem uma integração muito grande com a secretaria desde o início, desde o faxinaço do Centro de abastecimento a organização das Feiras Livres. E as estradas é um ponto muito chave, importantíssimo de locomoção, mas por conta das chuvas, ainda não conseguimos deixar as estradas como os agricultores merecem, pois é por onde nossa produção passa, onde os nossos agricultores vão para casa, vêm para a cidade e onde transformam seus insumos na produção, mas a gente está buscando dar essa manutenção nas estradas", diz.
"Quando a gente fala de educação, não existe desenvolvimento de nenhum espaço se não tiver educação. A gente está vendo aí que o secretário Pabllo está buscando investimento, reformando as escolas, começarmos o governo há pouco tempo e é preciso um processo, mas a gente sabe que é prioridade. Estamos começando a organizar a casa, começando a botar ordem e não é fácil. É, no mínimo, um ano para a gente botar como a gente quer, do nosso jeito. Mas não tenho dúvida que essa união entre as secretarias está acontecendo, e é um passo muito importante para a Feira de Santana", destaca.
Agrotóxicos
Outro ponto de atenção está no uso e controle de agrotóxicos, especialmente a aplicação por drones. Segundo o secretário, embora exista uma lei municipal que proíbe a pulverização aérea, o uso de drones ainda levanta preocupações.
"Isso é uma preocupação mundial! É a carência, é a dosagem, a maneira de aplicação, a gente sabe que quando a gente aplica com o drone, a gente perde um pouco do controle, principalmente em propriedades pequenas, pois você pode prejudicar o vizinho. Então a gente fica um pouco assim, sem ter o controle disso aí. A secretária Jaciara vem se preocupando com a questão, inclusive a gente está planejando um seminário para esclarecer, primeiro educar o povo, conscientizar, para depois fiscalizar e punir. Porque a gente tem que montar um conceito, montar um pensamento da importância de ter o cuidado com agrotóxico para o bem de todos. Então, a gente hoje tem uma lei municipal que proíbe a aplicação de agrotóxico por aeronave, mas o drone é uma aeronave usada para aplicar. Então, a gente vem tentando conscientizar o povo. Não é fácil!".
Agricultura familiar
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Adriana Lima, reforça a importância de reconhecer o papel da agricultura familiar.
"Dia 25 julho do lavrador e dia 28 dias da agricultura familiar. A gente junta o útil com o agradável e hoje lavrador é quem cuida e o agricultor é quem exerce e cuida da propriedade rural. Explicando isso a gente para um momento de reflexão. Esse ano, graças a Deus, é um momento diferente, onde tivemos chuvas constantes, a safra está sendo ganha no nosso município, então é um momento da gente priorizar, fazer novos debates, fazer o resgate da cultura local e também trazer os frutos da terra para que haja um fortalecimento para o campo", defende.
Adriana também destacou a necessidade de resgatar a cultura local e de fortalecer a produção rural por meio de políticas públicas e eventos como a Feira da Agricultura Familiar.
"Ano passado houve perda total das safras do município, já este ano a safra, até o momento está sendo boa, sem sinais de perdas. É um momento para comemorar e agradecer esse momento de vitórias na agricultura familiar. O feijão de corda, por exemplo, está bem em alta e bem aceito na questão do mercado. O milho também que ano passado estava escasso, agora chega de toda a região. Nossas perspectivas são as melhores, de termos alimentação em nossa mesa e também para abastecer o mercado. Seguimos buscando diversos apoios, do governo municipal, estadual para realização de eventos como a Feira da Agricultura Familiar, que está acontecendo".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.