Dia do Cliente: novos perfis procuram muito mais que produto ou serviço

GeralHora de inovar

Dia do Cliente: novos perfis procuram muito mais que produto ou serviço

A data é comemorada desde 2003 

Crédito: Acervo pessoal
Nesta quinta-feira (15), é comemorado Dia do Cliente, data dedicada a parabenizar e agradecer aos consumidores, além de oportunidade de alavancar vendas. Aproveitando a data, as empresas costumam aplicar estratégias como descontos e atendimento diferenciado, para valorizar os clientes. Exemplo disso, é a Bem Vestir, loja de moda feminina que tem centro de distribuição em Feira de Santana, mas com suas estratégias de encantamento, tem fidelizado clientes em todas as regiões do Brasil.

Analistas do mercado consumidor apontam uma mudança fundamental no comportamento dos clientes, segundo eles, agora os clientes buscam mais que satisfazer uma necessidade, eles querem uma experiência, modelos de negócios que estabeleçam conexões emocionais. Antenada com essa nova necessidade da clientela, a empresária Layane Oliveira, proprietária de um e-comerce de moda feminina, conta que, mesmo sendo uma loja virtual, procura oferecer um atendimento humanizado e personalizado a cada cliente. "A Bem Vestir está no mercado há 4 anos e, desde a inauguração do nosso empreendimento, temos a missão de transmitir em cada caixinha/pacotinho de amor (como carinhosamente chamamos) amor, sonho e emoção, porque o que nos inspira são mulheres de valor que prezam pela qualidade, elegância e bom gosto. Queremos sempre criar as melhores experiências para nossas clientes, por isso escolhemos com muito cuidado e critério as marcas que trabalhamos. São as nossas clientes que nos impulsionam a nunca desistir e sempre irmos em busca do melhor. Então gostamos "muito de mimá-las e surpreendê-las em cada campanha", explica.

Ainda sobre as estratégias de aumentar vendas e fidelizar mais clientes, a empreendedora ressalta que é preciso exaltar setembro como mês potencialmente comercial, já que é o mês dedicado ao Dia do Cliente. "Trabalhamos com várias estratégias seja elas para captação ou fidelização. Engana-se quem pensa que setembro não tem uma data comercialmente importante, pois é nesse mês que tem a data que homenageia a pessoa principal e mais importante para qualquer tipo de comércio: 'o cliente'. Sem eles nenhum loja ou comércio fica de pé e, como um dia só é pouco pra retribuir todo carinho, nós dedicamos a campanha da Semana do Cliente. Durante essa semana (12 a 17), por exemplo, oferecemos a oportunidade para quem ainda não é da família de clientes Bem Vestir, e assim, usufruir da campanha", detalha.

Contexto histórico

A data é comemorada desde 2003 no país e foi criada por um empresário no Rio Grande do Sul como uma estratégia de estreitamento de relacionamento entre as empresas e seus clientes. A intenção foi aproveitar a ocasião para também impulsionar as vendas, pois o Dia do Cliente era uma chance para aumentar as vendas em um mês que não conta com outras datas comemorativas.

75% dos clientes usam as redes sociais para pesquisar produtos

A Pesquisa Social Commerce 2.0 - Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela All In e OpinionBox, mostra que 75% dos consumidores entrevistados usam as redes sociais para pesquisar produtos. Também entre os mais de 1.000 entrevistados, 71% afirmaram que utilizam as redes sociais para fazer compras, 61% afirmaram ser adeptos ao Live Commerce (venda de produtos em lives) pelos descontos exclusivos. O Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.

"De fato, o Instagram é um oceano azul, e o empreendedor pode fazer dele sua fonte de renda. O Instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização", menciona a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho.

E é justamente a humanização que faz com que cresça o interesse pelo chamado social commerce. Segundo a pesquisa, as redes sociais trouxeram mais chances de venda a lojas que não possuem uma estrutura de site/aplicativo e podem vender por DM, WhatsApp e ainda contam com uma vitrine online. "Isso amplia muito as chances de pequenos negócios, dos mais variados segmentos", ressalta a especialista.

O que os clientes costumam pesquisar?

Dentre os 75% que afirmaram utilizar as redes para pesquisar antes de comprar, o comportamento é o seguinte (considerando que o mesmo entrevistado pode ter indicado mais de uma opção):

67% buscam informações sobre preços;

60% buscam comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações);

57% buscam imagens/fotos que ilustram o produto;

55% procuram detalhes sobre os produtos, como opções de cores, materiais, tamanhos;

49% buscam informações sobre frete;

44% buscam dados da empresa, como endereço do site ou da loja física;

31% conferem a existência de certificados de autenticidade/segurança (contas verificadas, por exemplo);

24% buscam canais de atendimento/contato.

"Diante desses dados tão importantes, fica clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet", conclui Adriana. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/