Direitos, igualdade e escuta ativa marcam 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, sindicatos, organizações da sociedade civil e a população em geral
Com o objetivo principal de fortalecer o diálogo e a construção coletiva que garantam os direitos, a cidadania e a dignidade das mulheres, foi realizada nesta quarta-feira (16), em Feira de Santana, a 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo e reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, sindicatos, organizações da sociedade civil e a população em geral.
Promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), a conferência marcou a retomada dos debates municipais sobre os direitos das mulheres, após um intervalo de dez anos desde a última edição e dois anos de inatividade do conselho. A proposta do encontro, cujo tema foi "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", foi justamente ampliar a participação e ouvir as demandas da sociedade para construir propostas que atendam às realidades locais.
O prefeito José Ronaldo reforçou o compromisso da gestão municipal com as pautas de gênero e valorizou a retomada das ações do conselho. "Feira de Santana é uma cidade que respeita e valoriza as mulheres. Essa conferência representa um passo importante para ouvir suas demandas e fortalecer as políticas públicas com base no diálogo. Nosso dever é garantir que essas propostas saiam do papel e se tornem realidade", afirmou o gestor.
As discussões foram organizadas em torno de quatro eixos temáticos: enfrentamento à violência contra as mulheres; saúde integral, com foco na saúde sexual e reprodutiva e no combate à desigualdade de gênero; autonomia econômica e geração de renda; e fortalecimento da participação política das mulheres e do controle social. Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão Feira de Santana na etapa estadual da conferência, levando as propostas debatidas durante o encontro.
A secretária municipal das Políticas para Mulheres, Neinha Bastos, também comemorou a realização da conferência e enfatizou que o espaço foi pensado para garantir tanto o direito à fala quanto à escuta. "A construção das políticas públicas precisa partir de quem vive as dificuldades. Estamos aqui para ouvir e transformar essas vozes em ações concretas. Contamos com uma rede de apoio acolhedora e uma equipe multiprofissional no Centro Maria Quitéria (CMQ), que oferece suporte psicológico, nutricional e social. Nosso compromisso é empoderar, cuidar e garantir que essas mulheres possam recomeçar com dignidade".
A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Lorena Almeida, ressaltou a importância do evento como instrumento para escuta e fortalecimento da rede de proteção. "Essa conferência é essencial para ouvir as demandas das mulheres e, juntos, pensarmos em soluções que realmente funcionem. É preciso ir além da escuta e oferecer meios concretos para que elas saiam do ciclo de violência e reconstruam suas vidas", afirmou.
Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da OAB Mulher, a advogada Esmeralda Halana, destacou que a conferência simboliza um avanço expressivo para o município. "Reunir a sociedade civil e os órgãos públicos para debater propostas concretas demonstra um compromisso real com a melhoria da vida das mulheres".
Além das discussões, foram definidos os delegados que irão levar as propostas de Feira de Santana para a etapa estadual, fortalecendo o protagonismo local na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.