Dom Itamar se torna “membro honorário” da Academia Feirense de Letras

GeralArcebispo Metropolitano

Dom Itamar se torna “membro honorário” da Academia Feirense de Letras

Dom Itamar Vian comandou a própria celebração, ao lado de Dom Zanoni e do Padre Julio Santa Bárbara, a cerimônia em que foi condecorado 

Foto: Amaury Jr. / Folha do Estado
O Dia Mundial de Ação de Graças foi marcado em Feira de Santana por uma celebração solene realizada no Santuário de Senhor dos Passos, onde o arcebispo emérito Dom Itamar Vian foi agraciado com o título de "Acadêmico Honorário" da Academia Feirense de Letras. Diversas autoridades, além da comunidade se fizeram presentes neste momento importante.

Natural de Roca Sales/RS, Dom Itamar Vian veio para Feira de Santana em 1995, assumindo a diocese no lugar de Dom Silvério Albuquerque. Ele esteve à frente da Igreja Católica regional até 2015, quando Dom Zanoni Demettino Castro foi nomeado arcebispo, já que alguns anos antes Feira fora elevada à categoria de arquidiocese.

Nos seus 30 anos de Feira de Santana, Dom Itamar Vian cravou o seu nome na história não só da arquidiocese, mas da cidade com importantes realizações no campo religioso e cultural. Foi um dos principais incentivadores e está no hall dos fundadores da Feira do Livro que posteriormente se transformou no Festival Literário de Feira de Santana (Flifs), que serviu de inspiração para a criação de outros eventos no mesmo contexto. Foi criador da Faculdade de Teologia, além de ter criado novas paróquias no município.

Mesmo após a sua sucessão, Dom Itamar Vian segue em Feira de Santana atuando de forma ativa em diversas frentes de trabalho pastoral. "Feira de Santana é minha casa: aqui tenho diversos pais, irmãos e irmãs que formaram ao longo do tempo a minha família baiana, de maneira que receber uma honraria de me tornar acadêmico honorário da Academia Feirense de Letras é um reconhecimento daquilo que nós construímos ao longo do tempo. É com grande alegria e emoção que recebo esta singela homenagem", destacou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Durante a celebração solene, o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, destacou a gratidão em dar continuidade ao legado pastoral de Dom Itamar, que tanto fez e ainda faz pela Igreja.

"Seu ministério em nossa Arquidiocese foi marcado por proximidade pastoral, zelo missionário e fidelidade à Igreja. Sou grato a Deus por ter recebido o chamado de sucedê-lo e dar continuidade dinâmica ao seu pastoreio, que deixou marcas profundas na evangelização, na formação do clero, na promoção da vida religiosa e leiga, e na presença da Igreja nos diversos setores sociais e culturais de nossa região", destacou.

O exemplo de humildade do arcebispo emérito também foi enaltecido por Dom Zanoni, que citou a presença sempre próxima e fraterna, assistindo ainda hoje a Arquidiocese.

"Hoje, Dom Itamar nos ensina com seu testemunho silencioso e orante que o ministério episcopal não se encerra com a renúncia ao governo pastoral, mas continua na oração, na partilha fraterna e no conselho prudente. Como Santa Mônica, ele continua gerando frutos de conversão e fidelidade no seio desta Igreja particular", completou o arcebispo.

CONDECORAÇÃO
Membros da Academia Feirense de Letras se fizeram presentes à solenidade, quando na oportunidade o médico João Batista de Cerqueira entregou uma placa alusiva à horaria concedida.

"Dom Itamar já integrava a Academia, pois além de um incentivador da cultura tem uma grande obra literária. Esta condecoração representa a mais singular homenagem que pode ser prestada a um acadêmico e com certeza ele é merecedor. Estamos muito felizes de conceder este reconhecimento a uma pessoa que tanto fez e segue fazendo por Feira de Santana", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/