Domingo de Páscoa encerra Semana Santa que voltou a ser presencial em Feira de Santana

GeralRessureição de Cristo

Domingo de Páscoa encerra Semana Santa que voltou a ser presencial em Feira de Santana

As celebrações este ano contaram com um grande número de fiéis 

Crédito: Divulgação

A Celebração da Ressureição marca o encerramento da programação específica de Semana Santa em Feira de Santana, que este ano voltou contar com eventos presenciais por conta do decreto estadual que liberou o limite de público os eventos. Na Paróquia da Catedral Metropolitana, o dia será marcado por diversas celebrações.

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. No catolicismo, as comemorações referentes à Páscoa começam na "Quinta Feira Santa" com a Missa da Ceia do Senhor.

Em seguida, na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus. O "Domingo de Páscoa", que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerra as comemorações de Páscoa. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.

Além disso, os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré. Na Paróquia da Catedral Metropolitana acontecerão quatro celebrações que lembrarão o momento sublime: a primeira será às 7 horas, depois acontecerão outras celebrações às 10 horas, 17 horas e 19 horas.

A expectativa é de que um grande número de fiéis esteja presente acompanhando o encerramento das celebrações. Após dois anos de restrições por conta da pandemia, as celebrações este ano contaram com um grande número de fiéis acompanhando inclusive momentos importantes como a Procissão do Encontro, por exemplo.

Outro momento importante foi a tradicional Procissão do Fogaréu que voltou a ser acompanhada por centenas de pessoas. Em 2019, em seu último cortejo antes do isolamento social imposto pela pandemia, a Procissão do Fogaréu completava 159 anos em Feira de Santana. É uma forte tradição da Santa Casa de Misericórdia e Igreja Católica que ao longo dos anos atrai centenas de fiéis. A procissão integra o calendário religioso, cultural e histórico de Feira. Na pandemia, as missas sofreram mudanças, com a realização de transmissões onlines e cancelamento das procissões. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/