EUA suspendem novos vistos de estudantes e preparam triagem por redes sociais
Medida afeta embaixadas e consulados em todo o mundo; entrevistas já marcadas serão mantidas
O Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou a suspensão imediata de novos agendamentos para entrevistas de vistos de estudante em embaixadas e consulados ao redor do mundo. A decisão consta em um telegrama diplomático obtido pelo portal CNN e foi assinada nesta terça-feira (27) pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
A medida vale até que o governo defina novas diretrizes para expandir a "triagem e verificação de rede social" a todos os solicitantes de vistos das categorias F, M e J, que incluem estudantes e participantes de programas de intercâmbio.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
De acordo com o telegrama, entrevistas já agendadas não serão canceladas. No entanto, as seções consulares estão orientadas a não disponibilizar novos horários e a remover do sistema agendamentos futuros que ainda não foram preenchidos.
A iniciativa faz parte de uma revisão geral dos processos de emissão de vistos e pode ter, segundo o próprio documento, "implicações potencialmente significativas para as operações, processos e alocação de recursos" das representações diplomáticas dos EUA.
O Departamento de Estado já exigia a análise de redes sociais para parte dos solicitantes de visto, especialmente em casos associados a preocupações com antissemitismo. A ampliação da exigência a todos os candidatos pode atrasar significativamente o processo de concessão de vistos, segundo o telegrama.
A orientação também reforça que os consulados devem priorizar serviços a cidadãos americanos, emissão de vistos de imigração e ações de prevenção a fraudes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.